Covid-19: Quase 300 mil testes a funcionários de lares evitaram 870 surtos
Mais de 290 mil testes à covid-19 feitos a funcionários de lares de idosos terão evitado mais de 870 surtos da doença, adiantou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Mais de 290 mil testes à covid-19 feitos a funcionários de lares de idosos terão evitado mais de 870 surtos da doença, adiantou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
“Desde o início, temos levado a cabo um programa de testagem dos trabalhadores nos lares de forma a, preventivamente, identificar assintomáticos e a prevenir surtos”, referiu Ana Mendes Godinho.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu que foram efetuados 294 mil testes a trabalhadores de lares, um programa que vai ser continuado “pelo menos até junho” e que obrigará à renovação de protocolos com as universidades e politécnicos que “tornam possível o processo”.
Funcionários são testados todos os meses
“Estimamos que com este programa de testagem, ao longo de meses, evitámos 870 surtos [por estarem em causa] situações assintomáticas“, referiu.
Ana Mendes Godinho reafirmou que os trabalhadores de lares são testados todos os meses, numa lógica que implica testar 25% por semana, de forma a garantir que todos são testados durante o mês.
A ministra falava aos jornalistas depois de na cerimónia, restrita a representantes de instituições e comunicação social, ter recordado que “esta é a primeira semana que Portugal regista zero mortes covid-19 nos lares”, bem como “o número mais baixo de surtos em lares desde sempre”.
LEIA AINDA
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde
«Não haverá um regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisou Marta Temido, ministra da Saúde, em conferência de imprensa. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram