Benfica pode ficar ainda mais perto do título se vencer ou empatar na Luz

O Benfica pode nesta sexta-feira ficar ainda mais perto do título nacional de futebol, que foge há três temporadas, na receção ao FC Porto, que vai tentar atrasar os encarnados e reforçar o acesso à Liga dos Campeões

Benfica pode ficar ainda mais perto do título se vencer ou empatar na Luz

No Estádio da Luz, as duas equipas chegam ao clássico da 27.ª jornada separadas por 10 pontos, com o líder Benfica, que venceu os últimos 10 jogos na prova, como claro favorito a conquistar a atual edição da I Liga e a ocupar uma posição bem mais confortável do que o ainda campeão nacional, segundo.

Mesmo que sofra o segundo desaire em todo o campeonato, depois do 0-3 em Braga, à 14.ª ronda, a formação de Roger Schmidt continua com todas as condições para chegar ao título, que será o 38.º da história do clube lisboeta, enquanto o FC Porto tem Sporting de Braga e Sporting na perseguição, na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada.

Por outro lado, um triunfo do Benfica abre a ‘passadeira vermelha’ e acaba com qualquer dúvida que ainda possa existir quanto o futuro campeão nacional. No FC Porto, uma derrota na Luz, tal como aconteceu na primeira volta no Dragão (1-0, com um golo de Rafa), pode abrir ainda mais o ‘combate’ pelos milhões da ‘Champions’, deixando a equipa de Sérgio Conceição sem margem de erro até à última jornada.

O FC Porto chega a esta ronda com dois pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, terceiro classificado, e com mais oito do que o Sporting, embora os ‘leões’ possam encurtar essa diferença para cinco, caso vençam hoje o Gil Vicente, em Barcelos, em jogo em atraso. Do lado do Benfica, que procura a 11.ª vitória seguida na I Liga, Gonçalo Guedes deverá ser a única baixa, devido a lesão, com Roger Schmidt a ter praticamente todo o plantel à sua disposição (o alemão Draxler também está lesionado, mas raramente fez parte das opções principais do técnico ‘encarnado’).

Cenário bem diferente tem o FC Porto, com o guarda-redes Diogo, os defesas Pepe e João Mário e o avançado Evanilson todos em dúvida, devido a problemas físicos. Na temporada 2021/22, os ‘dragões’ foram vencer à Luz por 1-0, com um golo do nigeriano Zaidu nos descontos, reforçando o bom registo na casa do rival nos últimos anos.

Desde 2010, o FC Porto só por duas vezes caiu no terreno do Benfica para a I Liga, em 2014 e 2018, tendo alcançado seis vitórias e quatro empates. O clássico Benfica-FC Porto está agendado para as 18:00 desta sexta-feira.

Impala Instagram


RELACIONADOS