Com a vitória na primeira mão nos oitavos da Liga dos Campeões, Porto segue forte na competição
Mesmo ao jogar contra uma equipa considerada mais poderosa, os Dragões foram capazes de segurar o adversário inglês numa partida com muitas faltas e pouca bola em jogo, mas que terminou em vitória após um golo espetacular de Galeno, já aos 90+4.
O Futebol Clube do Porto trouxe aos adeptos que foram ao Estádio do Dragão, na última quarta-feira (22), motivos para sorrir, ao baterem os ingleses do Arsenal F.C. no primeiro jogo dos oitavos de final da UEFA Champions League.
Mesmo ao jogar contra uma equipa considerada mais poderosa, os Dragões foram capazes de segurar o adversário inglês numa partida com muitas faltas e pouca bola em jogo, mas que terminou em vitória após um golo espetacular de Galeno, já aos 90+4.
O triunfo deixa o FC Porto em situação boa para decidir a vaga em Londres. As odds para os portistas avançarem subiu, e pode também dar o seu palpite. Obtenha um código bónus da Bwin se quizer fazer a sua aposta com vantagem especial.
Ainda há longo caminho a trilhar, pois os Gunners são particularmente fortes ao jogarem no Estádio Emirates – inclusivamente, os ingleses vêm de uma vitória importante na Premier League no seu estádio, 4-1 sobre o Newcastle.
Vitória sobre o Arsenal reacende esperanças portistas
A campanha do FC Porto na UEFA Champions League desta temporada foi boa desde o início, vale dizer. Os portugueses foram qualificados no Grupo H, juntamente com o Barcelona, Shakhtar Donetsk e Royal Antwerp.
Considerados segundos favoritos ao lado do Barça, os Dragões, de facto fizeram por isso, a terminarem empatados com a equipa catalã em pontos (12 cada) e na segunda posição apenas pelos confrontos diretos, pois o saldo e os golos do Porto eram maiores.
Dentro da primeira fase, os Dragões venceram quatro vezes e perderam duas, ambas do Barcelona. Foram 15 golos marcados e 8 sofridos.
O preço a pagar pela segunda colocação era enfrentarem uma equipa que tinha passado em primeiro, neste caso, o FC Arsenal. O primeiro duelo foi positivo para os portugueses, mas será preciso, pelo menos, empatar no Reino Unido para que a equipa avance para os quartos de final.
O gigante fora da capital
Portugal é um caso raro no que respeita ao futebol europeu: a equipa mais bem-sucedida do país não provém da capital, mas sim de outra cidade. Dentre as grandes equipas do continente, isto só se repete na Alemanha, na Itália e no Reino Unido.
O FC Porto é, ao lado do rival Sport Lisboa e Benfica, a única equipa portuguesa com dois títulos de Liga dos Campeões da UEFA. É algo signifitcativo e, mesmo que a última conquista dos Dragões tenham sido há 20 anos, ainda ecoa importância inestimável ao clube.
O SL Benfica é ainda o maior vencedor nacional em Portugal, mas convém lembrar que o FC Porto dominou a primeira década de 2000, tendo sido capaz de tirar uma diferença que era de era 31 x 18 títulos da Primeira Liga para 38 x 30 atualmente.
Também importa lembrar que os Dragões revelam muitos astros, e não apenas dentro de campo. Além de jogadores como Fernando Gomes, João Pinto e Vitor Baía, para ficar apenas nos nacionais lusos, a equipa também alavancou a carreira de treinadores como José Mourinho, Nuno Espírito Santo e Vitor Pereira.
Luta por domínio na Primeira Liga
Parece difícil que as coisas mudem em relação ao equilíbrio de poder na Primeira Liga, pelo menos por agora. O FC Porto segue ao lados dos grandes rivais SL Benfica e Sporting CP como gigantes (“Big Three” do país).
O nível de domínio das equipas no futebol lusitano é tãoo elevado que, em mais de 90 anos de tradição, somente cinco clubes foram capazes de vencer a Liga: 38 vezes SL Benfica, 30 vezes FC Porto, 19 vezes Sporting CP e, com uma conquista cada um, os Os Belenenses e, também da cidade do Porto, o Boavista, lendário campeão da temporada 2000/01, falada até hoje.
Siga a Impala no Instagram