João Neves e Trincão entre os melhores criadores de golo do mundo
Trincão e Pote (únicos a atuar em Portugal) na lista de jogadores de futebol que mais oportunidades de golo criam em todo o mundo. João Neves surge no topo, ultrapassando mesmo o icónico Lionel Messi.
Três portugueses surgem no TOP50 dos maiores criadores de oportunidades de golo no futebol mundial atual, tanto nas ‘Big5’ como em outras 60 ligas em todo o mundo. João Neves (99.4), Rafael Leão (87.3), Diogo Dalot (76.2) e os únicos a atuarem em Portugal Trincão (81.3) e Pedro Gonçalves (81.2) surgem na lista e o médio português vendido nesta época pelo Benfica ao Paris Saint-Germain – considerado pela CIES Football como “o maior talento português” – supera mesmo o icónico Lionel Messi (98.2), a atuar no Inter Miami.
Como é criado o índice de criação de oportunidades que coloca João Neves e Trincão na lista dos melhores
Nas cinco principais ligas europeias, João Neves está à frente de Cole Palmer (Chelsea), Romano Schmid (Werder Bremen) e Lamine Yamal (Barcelona). Ao nível das outras 60 ligas incluídas na análise, dois espanhóis estão atrás de Lionel Messi: Iñigo Vicente (Racing de Santander) e Riqui Puig (Los Angeles Galaxy). Os jogadores mais jovens entre os 50 primeiros são Lamine Yamal e Kenan Yildiz nas ‘Big5’, assim como Kendry Páez (Independiente del Valle, emprestado pelo Chelsea) para as outras ligas.
O índice de criação de oportunidades é calculado numa escala de 100, somando a frequência de passes que levam a golo ou a oportunidade clara de golo, passes feitos para o ‘auxiliar’ (segunda assistência), bem como passes que rompem a linha defensiva adversária recebidos por um companheiro de equipa (Wyscout). Os dados referem-se aos jogos do campeonato nacional da atual temporada e apenas os futebolistas que jogaram pelo menos 360 minutos foram incluídos neste ranking.
Siga a Impala no Instagram