Jogadores como Lionel Messi vão deixar de ter sucesso no futuro
Novo estudo defende que alterações climáticas vão fazer com que jogadores mais altos e magros, ao estilo de Cristiano Ronaldo, tenham mais sucesso do que jogadores mais baixos, como Lionel Messi.
Há quem considere que Messi é o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Sendo que o argentino tem apenas 1,70 m de altura. Outros destacam Maradona. Que ainda era mais baixo, com 1,65 m de altura. Agora, um estudo vem defender que jogadores com estas caraterísiticas têm os dias contados. E que vão deixar de ser bem-sucedidos. Sendo que a culpa é das alterações climáticas.
Leia depois
Romeo Beckham ganha primeiro troféu da carreira, mas pai estava ocupado a ver outro jogo
Defende o trabalho, que tem por base uma análise detalhada de quase 200 atletas que participaram no Ironman, uma das provas mais duras, ao longo de duas décadas. Foram estudados detalhes como o desempenho na corrida de resistência até à forma como o físico se adaptou à perda e retenção de calor. A conclusão foi a de que atletas com membros mais longos tiveram, em média, um melhor desempenho em climas quentes. Enquanto os mais baixos mostraram melhores resultados no frio.
Mais Ronaldos, menos Messis
Ou seja, com o aumento da temperatura do planeta, estima-se que o sucesso será maior para jogadores de futebol mais altos. Enquanto os mais baixos, como é o caso de Messi, vão ficar a ganhar apenas em climas mais frios. O trabalho realça ainda que estas vantagens e desvantagens se aplicam apenas aos homens. Já um outro estudo, destacado pelo Daily Star, mostra que os jogadores de futebol do Reino Unido têm vindo a ficar mais altos e mais leves desde a década de 1970. Se tudo bater certo, no futuro teremos mais Cristianos Ronaldos a destacarem-se do que Messis.
Junte-se a nós no Facebook
Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Impala no Instagram