Jorge Fonseca vence medalha de ouro no Open de Praga de judo
O português Jorge Fonseca, bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, venceu este domingo a medalha de ouro em -100 kg do Open de Praga de judo, em que João Fernando foi ao bronze nos -81 kg.
Bronze em Tóquio2020 e bicampeão mundial da categoria, o judoca Jorge Fonseca voltou a mostrar superioridade na sua categoria de peso e bateu o suíço Daniel Eich na final. Prova de autoridade, demorou 19 segundos a aplicar um ‘ippon’ ao adversário, já depois de bater o sérvio Bojan Dosen, por ‘waza-ari’, nas ‘meias’, a que chegou devido a duas vitórias por ‘ippon’, frente a Axel Oscarsson, da Suécia, e Kwadjo Anani, de Itália.
Portugal arrecada quatro medalhas
Na categoria em que Fonseca dominou, Diogo Brites não saiu da primeira ronda, em que o campeão estava isento, ao perder com o grego Panagiotis Papanikolaou. Em -81 kg, João Fernando chegou ao bronze ao bater o checo Jan Svoboda, por ‘waza-ari’, numa competição quase perfeita, em que só perdeu para o campeão do Open, o canadiano Mohab Elnahas, que levou a melhor nas ‘meias’ e o deixou no combate pelo terceiro lugar. Antes, tinha afastado o britânico Thomas Mercer, o búlgaro Alexandr Jelev, o alemão Tim Grankow e, nos quartos de final, o francês Alpha Djalo.
VEJA AQUI
Cinco erros que não deve cometer depois de fazer exercício físico
Na mesma categoria de peso, Michael Kistler afastou Manuel Rodrigues na segunda ronda, depois de o luso ter levado a melhor sobre o croata Lovre Barisic. Em -70 kg, Joana Crisóstomo ficou-se pelo sétimo lugar, ao perder com a sueca Ida Eriksson nos quartos de final, seguindo-se nova derrota com a dinamarquesa Laerke Olsen, na repescagem, já depois de vitórias sobre a espanhola Begona Gomez e a húngara Jennifer Czerlau.
Ao todo, Portugal volta da capital da República Checa com quatro medalhas, o ouro de Jorge Fonseca e os bronzes de João Fernando, Rodrigo Lopes e Francisco Mendes, estes dois no sábado e na categoria -60 kg.
Siga a Impala no Instagram