Paris2024: Skater Keegan Palmer bicampeão e ‘bisa’ para a Austrália

O australiano Keegan Palmer renovou hoje o seu título olímpico de skate, na especialidade de parque, em Paris2024, um segundo ‘ouro’ do país da Oceânia na capital francesa nesta modalidade, após triunfo da compatriota Arisa Trew na mesma vertente.

Paris2024: Skater Keegan Palmer bicampeão e 'bisa' para a Austrália

Paris, 07 ago 2024 (Lusa) – O australiano Keegan Palmer conquistou hoje o ‘ouro’ no ‘park’ de skate em Paris2024, repetindo o feito de Tóquio2020 e dando o segundo título olímpico na modalidade à Austrália, após a vitória de Arisa Trew no quadro feminino.

Com 93,11 pontos logo na primeira ‘run’ (corrida), o jovem de 21 anos impressionou não apenas os juízes, mas toda a multidão na Praça da Concórdia, que contava, entre outros, com o norte-americano Tony Hawk, lenda do skate, e o compatriota e músico ‘Snoop Dogg’.

Atrás ficou o norte-americano Tom Schaar (92,23), que arrecadou a medalha de prata, e o brasileiro Augusto Akio conquistou o bronze com pontuação de 91,85.

Palmer, que subiu ao lugar mais alto do pódio no Japão, na estreia olímpica do desporto, já tinha demonstrado a sua superioridade durante as eliminatórias, e igualou o feito de Arisa Trew, que venceu na véspera a competição feminina de park.

A prova masculina ficou ainda marcada pela participação de Andy Macdonald (Reino Unido), de 51 anos, que foi 18.º, e Dallas Oberholzer (África do Sul), de 49 anos, último classificado com 33,83, com o primeiro a bater o recorde de skater mais velho a competir nos Jogos, numa competição em que o participante mais jovem era o dinamarquês Viktor Solmunde, de 16 anos.

O norte-americano Gavin Bottger, que era um dos favoritos depois de conquistar o ‘ouro’ no Campeonato Mundial de skate do ano passado, foi eliminado após terminar em 10.º nas qualificações com pontuação de 86,95.

Já Thomas Augusto, o primeiro skater português a competir nos Jogos na vertente ‘park’, alcançou 81,75 pontos na melhor das suas três ‘runs’, terminando na 13.ª posição e falhando o acesso à final em que se travou a luta pelas medalhas.

Certo é que a vitória de Palmer deu à Austrália o seu segundo ouro no skate, poucos dias depois de Arisa Trew, de 14 anos, vencer o evento feminino do ‘park’, tornando-se a mais jovem campeã olímpica do país.

Na final de terça-feira, a jovem ‘aussie’ superou as competidoras com 93,18 pontos, ficando a japonesa KoKona Hiraki em segundo (92,63) e a britânica Sky Brown em terceiro (92,31).

E a Austrália sai de Paris com duas medalhas de ouro no skate, igualando o ‘bis’ do Japão na vertente ‘street’, com os títulos olímpicos de Coco Yoshizawa e de Yuto Horigome.

Depois de um desempenho impecável da nipónica Coco Yoshizawa (272,75), que superou a compatriota Liz Akama (269,95) e a brasileira Rayssa Leal (253,47), que ocuparam a segunda e a terceira posições do pódio, respetivamente, os nipónicos lograram a ‘dobradinha’ na variante de street do skate, por intermédio de Yuto Horigome.

O campeão na estreia da modalidade nas Olimpíadas, quando jogou em ‘casa’, nos Jogos de Tóquio2020, renovou o seu estatuto com 281,14 pontos, numa final intensa.

Um derradeiro ‘trick’ [manobra] de 97,08 permitiu-lhe passar do sétimo lugar para o topo, superando os norte-americanos Jagger Eaton (281,04), segundo, e Nyjah Huston (279,38), terceiro.

Fora da final ficou o skater português Gustavo Ribeiro, de 23 anos, que tinha ficado no oitavo posto em Tóquio2020, e que ficou no 17.º lugar em Paris2024, depois de uma prestação aquém das suas potencialidades.

O Japão fechou a participação com duas medalhas de ouro e duas de prata, seguido pela Austrália, com dois ouros, e pelos Estados Unidos (duas pratas e um bronze).

Nota ainda para o Brasil, que obteve o quarto lugar no skate olímpico com as duas medalhas de bronze amealhadas.

– Street (masculino):

OURO: Yuto Horigome (JAP).

PRATA: Jagger Eaton (EUA).

BRONZE: Nyjah Huston (EUA).

– Street (feminino):

OURO: Coco Yoshizawa (JAP).

PRATA: Liz Akama (JAP).

BRONZE: Rayssa Leal (BRA).

– Park (masculino):

OURO: Keegan Palmer (AUS).

PRATA: Tom Schaar (EUA).

BRONZE: Augusto Akio (BRA).

– Park (feminino):

OURO: Arisa Trew (AUS).

PRATA: KoKona Hiraki (JAP).

BRONZE: Sky Brown (GB).

DN // AJO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS