Sporting defende liderança em Vila do Conde no arranque da segunda volta

O Sporting defende a liderança da I Liga portuguesa de futebol na visita ao Rio Ave, no sábado, num arranque da segunda volta em que o FC Porto, segundo posicionado, se desloca a Barcelos.

Sporting defende liderança em Vila do Conde no arranque da segunda volta

Com mais um ponto do que os ‘dragões’, os campeões nacionais jogam em casa do Rio Ave, 10.º classificado, uma semana depois de terem perdido a final da Taça da Liga nos penáltis para o Benfica (1-1, 6-5 no desempate), que abre a 18.ª jornada em casa, frente ao Famalicão, na sexta-feira.

Para o jogo em Vila do Conde, onde o Sporting empatou 3-3 na última temporada, o treinador do Sporting, Rui Borges, já deverá poder contar com Daniel Bragança, embora Matheus Reis, Morita e Pedro Gonçalves ainda estejam de fora, podendo já estrear o guarda-redes Rui Silva, contratado ao Betis.

O Rio Ave, no 10.º lugar, seis pontos acima da zona de despromoção, ainda não perdeu em casa esta temporada, somando quatro vitórias e outros tantos empates, embora ainda não tenha recebido nenhum dos primeiros cinco classificados.

Depois de ter falhado o assalto à liderança da I Liga no domingo, com uma derrota, e uma péssima exibição, em casa do Nacional (2-0), num encontro que tinha sido adiado devido ao nevoeiro na Choupana, o FC Porto visita o Gil Vicente (11.º) no domingo.

O lateral Martim Fernandes é a mais recente baixa na equipa do cada vez mais contestado Vítor Bruno, juntando-se a Francisco Moura, Marco Grujic e Alan Varela, embora Nico González regresse após cumprir castigo.

O Gil Vicente, que vem da qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal e conseguiu uma igualdade em casa com o FC Porto na última época, apenas foi derrotado em casa pelo Boavista e já conseguiu empatar com o Sporting.

Motivado pela oitava conquista da Taça da Liga, o Benfica recebe o Famalicão (nono posicionado), que nunca conseguiu vencer na Luz para o campeonato e que apenas empatou uma vez em 11 encontros, em 2021/22.

Mais uma vez sem Renato Sanches, o Benfica chega a este encontro motivado pela conquista da Taça da Liga e pela qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, depois de derrotar na terça-feira fora o Farense (3-1).

Intermitente, o Sporting de Braga (quarto), que venceu o Benfica na Luz para a I Liga (2-1) e depois perdeu com as ‘águias’ na Taça da Liga (3-0) visita no domingo o Estrela da Amadora (13.º), e procura manter o seu estatuto de segunda melhor equipa a jogar fora de casa.

Grande surpresa do campeonato, o Santa Clara pode subir provisoriamente ao quarto lugar, se vencer no sábado o Estoril Praia (12.º), nos Açores, num dia em que o Vitória de Guimarães (sexto), vindo de uma surpreendente derrota na Taça de Portugal frente ao Elvas, recebe o Arouca, 16.º, em lugar de play-off de manutenção.

A queda perante a equipa do Campeonato de Portugal ditou a saída precoce do treinador Daniel Sousa, apenas três jogos depois de ter substituído Rui Borges, em que tinha conseguido dois empates, com Farense e Sporting, antes da derrota com os alentejanos, sendo substituído por Luís Freire.

Apenas quatro pontos separam o 13.º lugar, ocupado pelo Estrela da Amadora, com 16, e o 18.º e último, ocupado Boavista, com 12, que não vence há sete encontros e recebe na segunda-feira o tranquilo Casa Pia (sétimo), no fecho da ronda.

No domingo, o Farense, 17.º e penúltimo, com 14 pontos, visita o Moreirense (oitavo), com Nacional (14.º, com 16), motivado pelo triunfo sobre o FC Porto, e AVS (15.º, com 15), as duas primeiras equipas em zona de manutenção, a defrontarem-se no Funchal.

Programa da 18.ª jornada:

– Sexta-feira, 17 jan:

Benfica — Famalicão, 20:15

– Sábado, 18 jan 2025:

Santa Clara – Estoril Praia, 14:30 locais (15:30 em Lisboa)

Rio Ave — Sporting, 18:00

Vitória de Guimarães — Arouca, 20:30

– Domingo, 19 jan:

Moreirense — Farense, 15:30

Nacional — AVS, 15:30

Estrela da Amadora – Sporting de Braga, 18:00

Gil Vicente – FC Porto, 20:30

– Segunda-feira, 20 jan:

Boavista – Casa Pia, 20:15

NFO // JP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS