FC Porto bate o Sporting por 2-0 e vence a Taça da Liga pela 1.ª vez
Frango de Adán permitiu a Eustáquio abrir o marcador e expulsão de Paulinho acabou por facilitar o resultado: 2-0 para o FC Porto, que vence a Taça da Liga.
OSporting-FC Porto da final da Taça da Liga terminou com a vitória dos dragões, que arrecadam o título pela primeira vez na história. Os golos foram de Eustáquio e de Marcano.
Sporting-FC Porto: os golos e os casos
0′ Equipas iniciais | Sporting: Adán, Matheus Reis, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Hide Morita, Ugarte, Porro, Pedro Gonçalves, Paulinho e Edwards | FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Pepe, Marcano, Wendell, Otávio, Eustáquio, Matheus Uribe, Galeno, Pepê e Mhedi Taremi.
0′ Franco Israel, St. Juste, Trincão, Fatawu, Tanlongo, Arthur, Ricardo Esgaio, Jovane Cabral e Chermiti suplentes nos leões e Diogo Costa, Fábio Cardoso, Veron, Zaidu, Rodrigo Conceição, Namaso, Toni Martínez, Gonçalo Borges e Bernardo Folha no banco portista.
Iván Marcano passa a ser o jogador do FC Porto com mais partidas na Taça da Liga pelo clube azul e branco: 21 Marcano 20 Jesús Corona 19 Maicon 16 Silvestre Varela 15 Sérgio Oliveira.
3′ [CASO] Pedro Gonçalves tenta cruzar para a área onde estava Paulinho, cortou Marcano.
Sporting 0-1 FC Porto
10′ [GOLO] Pepê a aguentar Coates na direita, cruzamento atrasado com a bola a chegar a Eustáquio, remate à entrada da área, Adán parecia estar a controlar mas deixa a bola fugir.
Stephen Eustáquio marca o 7.º golo nesta temporada, o médio canadiano teve participação direta em 14% dos golos do FC Porto. Marca em jogos consecutivos por 3 ocasiões esta temporada.
13′ Pedro Gonçalves abre para Edwards na esquerda, este tira Cláudio Ramos da frente e remata cruzado para o fundo da baliza portista. O lance foi alvo de VAR e foi invalidado por fora de jogo, estava adiantado o inglês.
24′ Matheus Reis a abrir para Pedro Gonçalves, este não consegue espaço para rematar mas a bola sobra para a finalização de Morita. O nipónico tentou o chapéu ao guardião portista, mas este a conseguir defender.
32′ O desvio de Mehdi Taremi já em esforço quase surpreendia Adán, o guardião leonino a agarrar junto ao poste.
36′ À trave! Grande remate de Porro, a encher o pé do meio da rua, acertou com estrondo no ferro.
36′ Inacreditável, Sporting CP acertou duas vezes no ferro! A bola continuou na posse da equipa leonina, Pedro Gonçalves na insistência, há um desvio em Matheus Uribe e a bola vai ao poste.
37′ Remate de primeira de Pedro Gonçalves após canto de Porro, a bola foi para fora. Está por cima a equipa de Rúben Amorim nesta altura!
39′ [CASO] Paulinho fica queixoso depois de um lance com Marcano.
42′ Paulinho domina o passe de Pedro Gonçalves no peito, tira Wendell da frente e remate de pé esquerdo, a bola desviou em Cláudio Ramos e saiu para canto.
45+1′ Corte de Pepe! Passe atrasado de Porro para Paulinho, só tinha de encostar, mas o experiente central portista a tirar para canto.
Intervalo com o FC Porto na frente apesar dos 62% de posse de bola do Sporting
62′ [CASO] Lance com Edwards e Wendell, João Pinheiro manda seguir.
63′ [CASO] Falta de Paulinho sobre Otávio, a render o amarelo ao avançado leonino. Ânimos exaltados com Pepe junto dos adversários, João Pinheiro mostra mais um amarelo.
67′ Lance entre Pedro Gonçalves e Wendell, saem mais dois amarelos do bolso de João Pinheiro.
72′ Paulinho é expulso por acumulação de cartões amarelos. Num lance dividido com Otávio, Paulinho já tinha um amarelo e acaba por ser expulso.
Sporting 0-2 FC Porto
86′ [GOLO] Passe de João Mário para Pepê, este cruza para o segundo poste onde aparece Marcano livre de marcação a cabecear e a fazer o 2-0!
90+4′ Trincão ao primeiro poste a cabecear depois de cruzamento de Pedro Gonçalves, atirou ao lado.
O caminho até à final da Taça da Liga
Para atingir a final, que determina o chamado campeão de inverno, a equipa de Rúben Amorim ultrapassou o Arouca nas meias-finais. Antes, goleou o Sporting de Braga por 5-0, nos ‘quartos’. Na fase de grupos, somou 9 pontos diante de Rio Ave, Farense e Marítimo. A turma de Sérgio Conceição atinge a final depois de bater o Académico de Viseu nas ‘meias’, tendo nos quartos de final batido o Gil Vicente. Na fase de grupos, somou 7 pontos, apurando-se em primeiro depois de defrontar Mafra, Vizela e Chaves.
Siga a Impala no Instagram