Óscares: Academia assume erros na polémica agressão de Will Smith a Chris Rock
A pouco tempo da próxima edição dos Óscares, presidente da Academia assume erros na gestão da polémica com Will Smith e promete diferenças para o futuro.
Quase um ano depois, ainda ninguém esqueceu a polémica que envolveu Will Smith e Chris Rock na última edição dos Óscares. Agora, é a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo evento, a assumir falhas na forma como lidaram com o estalo que o ator deu ao humorista em direto. “Tenho a certeza de que todos se recordam de que vivemos um evento sem precedentes nos Óscares”, disse Janet Yang, presidente da Academia, num almoço com candidatos às famosas estatuetas douradas deste ano, que contou com estrelas como Tom Cruise.
Leia depois
Descubra o plano de Will Smith para regressar em grande a Hollywood
Will Smith está a fazer terapia enquanto prepara o regresso em grande a Hollywood depois de ter dado um estalo a Chris Rock nos Óscares (… continue a ler aqui)
“O que aconteceu no palco foi totalmente inaceitável e a resposta da nossa organização foi inadequada. Aprendemos que a Academia deve ser totalmente transparente e responsável pelas nossas ações. E, principalmente em tempos de crise, deve agir-se com rapidez, compaixão e decisão por nós e pela nossa indústria. Não devem nem podem esperar nada menos de nós daqui para a frente”, acrescenta, com as declarações a serem citadas pela Variety.
“Traí a confiança da Academia”
Recorde-se que Will Smith subiu ao palco para dar um estalo a Chris Rock que tinha acabado de fazer uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, mulher do ator. “Mantenha o nome da minha mulher fora da sua boca”, disse antes da agressão. Depois disto, a cerimónia continuou normalmente e Will Smith ganhou mesmo o Óscar de Melhor Ator Principal. Pouco tempo depois, o ator renunciava à Academia. “Traí a confiança da Academia. Privei outros candidatos e vencedores da oportunidade de comemorar e celebrar um trabalho extraordinário. Estou de coração partido”, disse. Mais tarde, foi a Academia a banir Will Smith de comparecer na cerimónia dos Óscares durante 10 anos.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Em julho de 2022, Will Smith voltou a pedir desculpas. “Entrei em contacto com o Chris e a mensagem que recebi é que ele não está pronto para falar e, quando estiver, entrará em contacto”, revelou. Desde então, o ator protagonizou Emancipação, um drama da Apple e está confirmado num quarto filme da saga Bad Boys. A 95ª edição dos Óscares irá acontecer a 13 de março.
Texto: Bruno Seruca
Siga a Impala no Instagram