Quem é o italiano que encantou Salvador Sobral?

Salvador Sobral identifica-se com um dos seus principais adversários. Saiba mais sobre o italiano Francesco Gabbani.

Chama-se Francesco Gabbani, tem 34 anos, é italiano e é um dos adversários de Salvador Sobral no Festival da Eurovisão. Factor que não impede que o cantor português admire e teça elogios ao seu opositor… que é o favorito à vitória do certame europeu.

“Gostei da música da Itália. Eu adoro italiano e o gajo é muito engraçado, também”, revelou Salvador Sobral, em conferência de imprensa organizada pela Associação de fãs do Festival RTP da Canção e do Festival Eurovisão da Canção (OGAE Portugal).

Fiel ao seu estilo desconcertante, o intérprete de Amar Pelos Dois disse que não dedicou  muito tempo a ouvir as quatro dezenas de canções concorrentes mas que se sente “identificado” com o cantor italiano. “Só gostei dessa mas de certeza que há outras boas (risos)! Achei essa engraçada e ele também me parece um bocado fora da caixa”.

Com uma carreira de mais de uma década, Francesco Gabbani foi o vencedor do festival de Sanremo, o equivalente italiano ao Festival da Canção. A canção Occidentalis Karma é não só a favorita à vitória do 62º Festival da Eurovisão como um sucesso sem precedentes nas redes sociais: o vídeo já ultrapassou a marca dos 5 milhões de visualizações.

“A nossa canção é um tartare no meio de tantos hambúrgueres”

Tanto Salvador como Luísa Sobral reiteraram a ideia de que não esperavam vencer nem que a música tivesse tanto mediatismo. Mas explicam porque é que podem fazer a diferença em Kiev. “A canção é boa e fico muito feliz que Portugal tenha tido a sensibilidade de levar qualidade musical a Kiev. É pretensioso? É um bocadinho, mas pronto”, diz o cantor.

Sobre as outras 42 músicas a concurso, o intérpete de Amar pelos Dois fez uma analogia, no mínimo, curiosa. “Do que já ouvi, são canções pop, mais fáceis, digamos assim. Têm muita coisa à volta, é fácil que as pessoas gostem. São muitos hambúrgueres e nós estamos a dar um tartare”, explica, concretizando: “A nossa canção é um tartare no meio de tantos hambúrgueres”.

Saúde de Salvador Sobral é tabu

Paralelamente ao êxito que Amar Pelos Dois está a ter, os problemas de saúde de Salvador Sobral têm sido tema de inúmeras notícias e especulação. Questionado sobre o impacto que esse assunto está a ter, o cantor foi perentório. “Eu já sabia que isto ia acontecer. Não é a minha primeira experiência com as revistas e, na verdade, as pessoas não querem nem saber da minha saúde. Querem é vender revistas. é triste mas não me surpreendeu. Nunca vou falar sobre isso porque isso não tem nada a ver com música. O que eu quero é cantar, não quero nada falar sobre outras coisas”.

Sobre o momento de ribalta que estão a viver, Salvador  e Luísa Sobral falam de um sentimento “agridoce”. “Há rádios que nunca passaram a minha música nem a do meu irmão e há rádios que nunca passaram músicas do Festival da Canção. Mas, de repente, as 3 coisas parece que fizeram sentido”, explica Luísa, acrescentando: “Nós fomos a rádios que nunca nos passariam de outra maneira e agora é excitação total quando vamos lá (risos)!”.

Salvador Sobral revela ainda: “Teatros e auditórios que respondiam à minha agência a dizer ‘estamos cheios ate 2018, depois podemos voltar a falar’, esta semana mandam mensagem ‘temos uma abertura em abril!’. Mas é agridoce”, confessa Salvador, acrescentando, no entanto: “se há pessoa que está a aproveitar o momento, sou eu”.

Texto: Raquel Costa | foto: Tito Colaço / Impala

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS