O estado da liberdade de imprensa em todo o mundo
Vários países caíram para a pior categoria do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa – situação gravíssima – pelos Repórteres Sem Fronteiras. A Rússia é um desses casos.
O Índice Mundial de Liberdade de Imprensa de 2022, compilado pela Repórteres Sem Fronteiras, foi divulgado nesta semana. O relatório afirma que mesmo “nas sociedades democráticas, as dificuldades estão a crescer”. Vários países caíram para a pior categoria do índice – situação gravíssima – pelos Repórteres Sem Fronteiras. São eles Venezuela, Nicarágua, Honduras, Bielorrússia, Rússia, Mianmar, Bangladesh, Paquistão, Afeganistão, Kuwait e Omã.
Para ler depois
Saiba qual é o maior sucesso de sempre da saga Star Wars
Stars Wars: Episódio VII – O Despertar da Força foi o filme que mais rendeu, mas – contas feitas a toda a saga – não foi este a ter maior bilheteira de sempre (… continue a ler aqui)
Como mostra nosso infográfico, a Coreia do Norte está no fundo do índice, seguida pela Eritreia e pelo Irã. O norte da Europa tem os níveis mais altos de liberdade de mídia em todo o mundo e a Noruega ficou em primeiro lugar. Segue-se a Dinamarca e a Suécia no top 3, enquanto o top 5 é completado pela Estónia e pela Finlândia. Os Repórteres Sem Fronteiras compilam o índice anualmente desde 2002 e os níveis de liberdade de imprensa são calculados por meio de uma série de indicadores, como independência da mídia, transparência e ambiente da mídia em geral.
Statista
Siga a Impala no Instagram