Portugal é o 3.º país do Mundo com mais mulheres inventoras
Portugal foi no ano passado o terceiro país do Mundo e o 1.º na Europa com mais mulheres inventoras, com 34% das patentes registadas.
A proporção de inventoras entre os requerentes de patentes internacionais foi maior em Cuba e nas Filipinas em 2021, segundo dados da Organização Mundial da Propriedade Intelectual. Em todo o mundo, a proporção de mulheres candidatas era de apenas 16,5%. Cuba, que relata números apenas irregularmente à OMPI, superou em muito a média global, com mais da metade de todos os requerentes de patentes registados a serem mulheres em 2021, assim como as Filipinas, onde no ano passado 38% dos inventores eram mulheres.
Portugal 3.º país do Mundo com mais mulheres inventoras
Portugal foi o país europeu mais bem classificado, com 34% das patentes registadas por mulheres inventoras, e o terceiro no Mundo, seguido pela Roménia, em sexto, e a Espanha, em décimo. Os países de língua espanhola figuraram fortemente entre os 10 primeiros e também incluíram Costa Rica, Peru e Chile. A classificação acima da média foi a China, com 24% das inventoras do sexo feminino. Outros grandes países europeus, como Alemanha e Reino Unido, mas também Itália e Suécia, ficaram abaixo da média global. Os Estados Unidos e a França ficaram na média. Um dos piores desempenhos foi registado no Japão, com apenas 10% de mulheres inventoras. Da mesma forma, pontuações baixas foram alcançadas por Índia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia.
Siga a Impala no Instagram