Alerta! Estes sintomas podem ser doença que causa cegueira repentina
Arterite de células gigantes, ou artrite temporal esta doença pode causar uma cegueira repentina.
Esta doença é provocada pela inflamação da parede das artérias da cabeça e do pescoço, tornando os vasos sanguíneos mais estreitos e desta forma o fluxo sanguíneo menor. A cegueira é causada pela inflamação da artéria que faz ligação com o nervo ótico, provocando um bloqueio das informações enviadas pelas retina ao cérebro.
Sintomas da doença e explicação médica
De acordo com a BBC, este problema pode afetar as pessoas a partir da meia-idade. Dores de cabeça intensas, dores no couro cabeludo quando se penteia, perda de peso, febre ou depressão poderão ser alguns dos sinais deste problema. Esta doença poderá ser irreversível.
A arterite de células gigantes é «a inflamação crónica das artérias grandes e médias da cabeça, pescoço e parte superior do corpo», explica a médica e cisntista Carmen E. Gota. «Normalmente, são afetadas as artérias temporais, que percorrem as têmporas e irrigam de sangue uma parte do couro cabeludo, os músculos mandibulares, e os nervos ópticos. Desconhece-se a causa.» Por norma, «as pessoas sentem uma dor de cabeça latejante, intensa e frequente, dores no couro cabeludo ao escovar os cabelos e dores nos músculos faciais ao mastigar».
Sem tratamento, pode ocorrer cegueira
O diagnóstico é deduzido a partir dos «resultados do exame físico, mas a biópsia da artéria temporal deve ser feita para confirmação». Tratamentos com «prednisona (corticosteroide) e aspirina são geralmente eficazes».
A arterite de células gigantes é uma forma «relativamente comum de vasculite nos Estados Unidos e na Europa». Mulheres são afetadas «mais frequentemente do que homens». A arterite de células gigantes afeta, geralmente, «pessoas com mais de 55 anos, geralmente por volta dos 70 anos». «Cerca de 40 a 60% das pessoas com arterite de células gigantes também desenvolvem polimialgia reumática. A causa destes distúrbios é desconhecida.»
LEIA MAIS: Ecografia ao bebé mostra algo que não está bem e médicos fazem pergunta dramática aos pais
Os sintomas podem surgir «gradualmente ao longo de várias semanas ou abruptamente». «As pessoas podem ter febre, sentir cansaço e mal-estar geral. Elas podem perder peso de forma não intencional e suar mais do que o habitual. Os sintomas variam de acordo com as artérias afetadas.»
Dor de cabeça e dor no couro cabeludo, cegueira e distúrbios visuais
Normalmente, «as grandes artérias da cabeça são afetadas, causando o desenvolvimento inicial grave e, por vezes, latejante de dor de cabeça nas têmporas ou na parte de trás da cabeça». «As artérias temporais podem ficar sensíveis ao toque, inchadas e irregulares. O couro cabeludo pode ficar sensível ao toque ou doer quando o cabelo é escovado.»
Pode desenvolver-se «visão dupla ou turva, grandes pontos cegos, cegueira súbita em um olho, que passa em poucos minutos, ou outros problemas oculares». A cegueira permanente «é o risco maior, que pode ocorrer repentinamente, se o fornecimento de sangue ao nervo óptico for bloqueado».
LEIA MAIS: Cientistas afirmam que a mulher não é humana mas sim um mamífero, tal como cabras ou camelos
«Cegueira completa em ambos os olhos é incomum se o tratamento for iniciado assim que há suspeita do diagnóstico, mas pode ocorrer na ausência de tratamento. Durante os últimos 50 anos, o número de distúrbios visuais diminuiu enquanto as taxas de recuperação têm aumentado, mais provavelmente porque a arterite de células gigantes está sendo diagnosticada precocemente e tratada antes de os olhos serem afetados.»
LEIA MAIS: Ata e pisa a cabeça ao filho para castigá-lo [vídeo]
Siga a Impala no Instagram