Como os hábitos e os suplementos ajudam a combater o burnout
Chama-se burnout ao esgotamento derivado da ansiedade. Pode prejudicar a saúde física e mental, mas existem alguns hábitos e suplementos que podem combatê-lo.
O burnout é uma síndrome caracterizada pelo “esgotamento extremo físico e mental, exaustão, tensão emocional e queda na produtividade”. “Está relacionada diretamente com rotinas e condições de trabalho e tem-se tornado cada vez mais comum”. No entanto, de acordo com o neurocientista português com especialização avançada em Nutrição Clínica, Fabiano de Abreu Agrela, “existem hábitos e cuidados que podem ajudar a reduzir os sintomas”.
Para ler depois
Como saúde mental está relacionada com a busca de equilíbrio
De acordo com a neurocientista Roselene Espírito Santo Wagner, a nossa saúde mental e física depende de uma afinação entre o indivíduo e o ambiente em que está inserido (… continue a ler aqui)
“Uma das principais indicações para quem possui ou quer prevenir o burnout é definir horários para descanso, evitar levar o trabalho para os momentos de lazer, garantir oito horas de sono – de noite, e não de madrugada –, além de evitar o uso de aparelhos eletrónicos antes de adormecer. Ler, por exemplo um livro, um livro e refletir sobre o que foi lido ajuda a relaxar e a descansar melhor à noite”, aconselha.
Suplementos e hábitos de lazer fundamentais para evitar o burnout
“Para evitar a queda na disposição é importante reservar 30 minutos ao acordar para fazer uma caminhada e cuidar da alimentação. É importante ter uma alimentação equilibrada, como a dieta mediterrânica ou a japonesa”, diz. “Além dos cuidados físicos, deve ter-se atenção às necessidades mentais. O ser humano não pode ficar estagnado.
“Tenha metas alcançáveis, pratique jogos de lógica e reserve momentos para estar em família ou com amigos e promover o contacto com a Natureza. A suplementação também pode ser uma importante aliada neste processo. Ajuda a reforçar a ação do organismo no combate ao esgotamento, às insónias e à ansiedade”, enumera.
Siga a Impala no Instagram