A escritora dinamarquesa que aos 54 anos desistiu de pintar o cabelo e conquistou as redes sociais
Quem é a escritora dinamarquesa que aos 54 anos desistiu de pintar o cabelo e conquistou as redes sociais?
Aos 54 anos, a autora de best-sellers e influenciadora da dinamarquesa Annika von Hold decidiu deixar de pintar o cabelo e assumir a cor natural. Com esta decisão, conquistou a admiração e o respeito de leitores e seguidores, não apenas pelos seus romances de mistério, mas por parecer “tão bonita e brilhante, mesmo depois dos 50 anos”.
Para ler depois
Ivana Knöll e o bumbum XXL em fato de banho mínimo
Ficou conhecida como a musa do Mundial e mostrou-se com um fato de banho mínimo. Tão mínimo que deixa muito pouco à imaginação (… continue a ler aqui)
A beleza feminina é uma quase uma imposição social, que padroniza apenas e quase só a juventude como sinónimo de beleza. Foi para contrariar esta perceção construída pela sociedade que Annika tomou a decisão de deixar de esconder a cor natural do seu cabelo. Mas não foi fácil. Começou uma espécie de luta secreta para esconder os cabelos grisalhos desde muito jovem, já que tinha apenas 20 anos quando os primeiros cabelos prateados começaram a aparecer. Numa medida desesperada, começou por arrancá-los. “Fiquei horrorizada. Arranquei os meus cabelos grisalhos ao ponto de perceber que pintava-os ou acabava careca.”
Desde então, decidiu recorrer à tintura e acabou por pintar o cabelo a cada duas semanas, durante mais de duas décadas. “Pintei o meu cabelo durante mais de duas décadas. Depois de cada período de férias, sem acesso a tinta, parecia que alguém tinha atirado um balde de ácido na minha cabeça. Por isso tinha de manter o ritual de pintá-lo, pelo menos, de duas em duas semanas. Era um ciclo vicioso.”
Há alguns anos, decidiu finalmente quebrar esse ciclo e parou de pintar o cabelo para abraçar os seus cabelos brancos, totalmente naturais. “O meu cabelo nunca esteve tão bonito e saudável como agora. É surpreendentemente prateado e desce até à minha cintura. Recebo muitos elogios. O meu cabelo é sempre tema, não importa o evento. Param-me na rua, até mesmo pelas pessoas normalmente sisudas da segurança dos aeroportos param para elogiar o meu cabelo quando passo por eles.”
Annika von Hold está nesta altura a trabalhar para lançar a sua própria marca de produtos capilares para cabelos grisalhos e alerta para o facto de este tipo de cabelo carecer das propriedades protetoras da melanina, tornando-se “extremamente indefeso contra a degradação oxidativa”. Por isso, “é tão necessário mantê-lo sempre protegido”.
“Fiz parceria com um laboratório que está a ajudar-me a formular os produtos que não se encontram no mercado. Estou a usar os meus próprios produtos, que por enquanto ainda não estão à venda. Espero que a linha seja lançada em breve.” A melhor publicidade para o negócio de Annika prestes a ser lançado é a sua própria imagem e a sua história. “Quem me dera que todos começássemos a quebrar estereótipos, aceitar os vestígios que o tempo deixa nos nossos corpos e abraçar a nossa naturalidade”, diz.
Siga a Impala no Instagram