Do terceiro andar para a rua. A história do alfaiate dos famosos
Talento de Paulo Battista faz com que seja visto como o ‘Cristiano Ronaldo dos alfaiates’ ou o ‘alfaiate dos campeões’.
Começou por trabalhar como alfaiate para outra marca. Cruzou-me com Manuel Luís Goucha, que lhe pediu que arranjasse um fato antigo. Acabou por fazer fatos para o apresentador. Entretanto contava os dias para que o apresentador usasse uma das suas criações na televisão. Assim foi. Goucha ficou rendido. E Paulo Battista estava lançado. Os clientes não paravam de chegar. E do apartamento, situado num terceiro andar, na rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, passou para a rua. Aquele que é conhecido como o Cristiano Ronaldo dos alfaiates acaba de inaugurar a sua loja.
“Sempre disse que o meu sonho era trabalhar por medida. E fui sempre contra a loja. Mas esta é uma loja com um conceito diferente. É trazer a alfaiataria, aquilo que tinha no terceiro andar deste prédio, com porta fechada – e a porta vai manter-se fechada – para a rua”, começa por dizer. “Foi uma oportunidade. Comecei a viajar e comecei a ver que lá fora as alfaiatarias são na rua. As pessoas passam e observam quem está a trabalhar. A ideia é essa. Quem passa acaba por ver. Porque a porta está fechada e é só por marcação”, refere.
“Sempre disse que o meu sonho era trabalhar por medida”
No dia em que abriu a sua loja, Paulo Battista não escondeu o significado deste dia. “Agora, as pessoas que vestem Paulo Battista, fazem questão de o dizer. Para mim é um orgulho tremendo. É um sonho realizado. Nunca pensei que fosse realizado e muito menos em tão pouco tempo. Disseram-me sempre para trabalhar com realidade e o resultado está aí”, conta, visivelmente orgulhoso.
Apesar de estar a abrir uma loja, algo que não fazia parte dos seus planos, o alfaiate não pensa em fazer uma coleção. Pelo menos para já. “Como artesão que sou, faço fato a fato. Se calhar agora, com tempo, sentando e pensando talvez possa fazer uma coleção mais pequena. Mas para já não é esse o conceito. É uma alfaiataria na rua”, explica.
“Como artesão que sou, faço fato a fato. Se calhar agora, com tempo, sentando e pensando talvez possa fazer uma coleção mais pequena”
Para Paulo Battista, os momentos especiais só fazem sentido quando partilhados com a família. Daí que Susana e os três filhos do casal, Renata, Miguel e Rafa, tenham estado presentes na inauguração da loja. “A Susana tem sido um grande apoio. Para realizar o meu sonho, ela tem de abdicar dos dela. São o meu pilar. São eles que me aturam. Faço questão que me acompanhem. Nunca tive alguém de quem me orgulhar na minha adolescência. Espero que se orgulhem de mim”, diz.
Além da família, diversas figuras públicas, como é o caso do futebolista Adrien, e do apresentador Manuel Luís Goucha, marcaram presença na inauguração da loja de Paulo Battista. Percorra a galeria e veja a loja e quem esteve presente na abertura da mesma.
Texto: Bruno Seruca | WIN; Fotos: Helena Morais
Siga a Impala no Instagram