Angelina Jolie levou filhas a visitar campo de refugiados na Jordânia
A atriz mostra a Zahara, de 13 anos e Shiloh, de 11, o drama dos refugiados sírios vítimas da guerra civil. Veja as imagens desta visita.
Foi há cerca de 18 anos, durante as filmagens do filme «Tom Rider», no Cambodja, que Angelina Jolie despertou para as causas humanitárias. Atualmente, a atriz de 42 anos de idade, é a embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Recentemente, ao serviço da ONU, Angelina visitou o campo de refugiados de Zaatari, na Jornânia e levou consigo as filhas Shiloh, de 11 anos de idade, e Zahara, de 13. Desde muito cedo que a atriz e realizadora tem passado e incutido os ideais defensores dos direitos humanos aos seis filhos.
Foram as filhas que pediram
De acordo com o ACNUR, as crianças «pediram para vir com Angelina para se encontrarem com os sírios deslocados da guerra civil em curso no país, que começou há quase anos». Esta foi a terceira visita de Shiloh a um campo de refugiados e a primeira de Zahara.
No campo de refugiados, a atriz apelou ao fim do conflito «sem sentido». «Depois de sete anos de guerra, a maior parte dos refugiados esgotaram as economias que tinham. A grande maioria vive abaixo do limiar da pobreza, com menos de 3 dólares por dia. Imaginem o que tal significaria para a vossa família (…) As famílias vão continuar sem comida suficiente, as crianças não conseguem tratamentos médicos, as jovens estão vulneráveis ao casamento antecipado e muitos sírios enfrentam o 7º inverno sem ter um abrigo apropriado.»
Leia ainda: Angelina, quase irreconhecível, passeia com os filhos
Nesta visita, as filhas da atriz conheceram vários sírios que fugiram da violência da guerra civil no seu país, incluindo meninas inseridas no projeto TIGER (These Inspiring Girls Enjoy Reading – Estas raparigas inspiradoras adoram ler, em português), que promove a educação e a força, mesmo em situações pouco favoráveis.
Segundo a imprensa, uma das meninas terá dito às filhas da atriz: «Acreditamos que se os adultos podem promover a paz, nós jovens vamos construir essa paz e auxílio». O projeto TIGER tem como objetivo impedir que as raparigas abandonem os estudos, na medida em que os números apontam que apenas 20% cheguem ao final do ensino secundário.
Esta foi a quinta vez que Angelina visitou a Jordânia, e a terceira visita ao campo de refugiados de Zaatari.
Fotos: Reuters
Siga a Impala no Instagram