Brad Pitt sofre de doença rara e incurável que o impede de reconhecer pessoas

Brad Pitt diz que não consegue lembrar-se dos rostos das pessoas devido à doença conhecida como “cegueira facial”. E queixa-se que ninguém acredita nele.

Brad Pitt sofre de doença rara e incurável que o impede de reconhecer pessoas

Brad Pitt revela que tem uma doença que o torna incapaz de reconhecer pessoas. Em entrevista à GQ, o ator de 58 anos assume que sofre de sofre de prosopagnosia, um distúrbio neurológico raro e provoca cegueira facial, ou seja, uma incapacidade de memorizar os rostos das pessoas.

Angelina Jolie contrata assassino para a matar
Numa fase complicada da vida, Angelina Jolie contratou um assassino para a matar de modo a que familiares e amigos não sentissem culpa com o suicídio (… continue a ler aqui)

Brad Pitt sente-se “envergonhado”

Sem um diagnóstico médico oficial, Pitt diz-se desacreditado e afirma que quer “conhecer outras pessoas” que sofram da mesma doença. “Ninguém acredita em mim”, desabafa, referindo ainda que esta condição faz com que algumas pessoas o considerem “afastado, inacessível e egocêntrico”. Quando na verdade, só quer reconhecer as pessoas, mas acaba “envergonhado” por não conseguir.

Também conhecida como “cegueira facial”, a prosopagnosia não se trata de uma doença relacionada com a memória, mas sim com a incapacidade de reconhecer rostos, até de familiares e pessoas próximas ao doente. Nesses casos, associam/reconhecem as pessoas com base na voz, roupas ou atributos físicos únicos. E em graus mais elevados, alguns doentes não conseguem diferenciar um rosto de um objeto, por exemplo. “Em eventos, de vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: ‘Obrigado por me ajudar'”, diz.

Foto: D.R.

Impala Instagram


RELACIONADOS