O discurso emotivo de Matthew McConaughey na Casa Branca sobre tiroteio em escola primária no Texas

O ator nasceu em Uvalde, a cidade onde no dia 24 de maio um jovem armado matou 19 crianças e duas professoras numa escola. Matthew McConaughey apela a nova legislação sobre o controlo de armas nos EUA [vídeo]

O discurso emotivo de Matthew McConaughey na Casa Branca sobre tiroteio em escola primária no Texas

 

O ator Matthew McConaughey esteve, esta terça-feira, na Casa Branca para pedir ao Congresso que aprove legislação sobre controlo de armas, após o tiroteio de dia 24 de maio que provocou 21 vítimas mortais (19 crianças e dois professores) na sua terra natal de Uvalde, no Texas. “Queremos escolas protegidas e seguras e queremos leis das armas que não tornem tão fácil aos tipos maus obterem as malditas armas”, disse o ator oscarizado num discurso de 22 minutos na Casa Branca. “Façam com que a perda destas vidas seja importante”, declarou.

Quão fácil é comprar uma arma nos Estados Unidos? E por que é tão difícil mudar a lei?
É muito fácil e rápido comprar uma arma nos Estados Unidos. Basta ir, por exemplo, ao Texas, estado onde morreram 19 crianças num tiroteio esta terça-feira numa escola norte-americana. Um mecanismo especial dificulta a mudança de uma lei que muitos pedem há anos (… continue a ler aqui)

Num discurso altamente pessoal e emotivo, Matthew McConaughey – que no início deste ano chegou a considerar candidatar-se a governador do Texas – exortou o Congresso a “alcançar um nível mais alto” e aprovar legislação que pode salvar vidas sem infringir os direitos previstos na Segunda Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América, que protege o direito ao porte e uso de armas.

Visivelmente emocionado, o ator, ele próprio proprietário de armas, contou que a sua mãe foi educadora num jardim de infância a menos de dois quilómetros da escola onde ocorreu o massacre e sublinhou que foi naquela pequena cidade do Texas que aprendeu a responsabilidade que advém da posse de armas. “Uvalde foi onde aprendi a reverenciar o poder e a capacidade da ferramenta que chamamos de arma. Uvalde foi onde aprendi sobre a posse responsável de armas”, disse sem responder a perguntas.

Matthew McConaughey emociona-se ao falar das vítimas do massacre

O ator norte-americano – que passou a última semana na sua terra natal de Uvalde a acompanhar os familiares das vítimas – mostrou, durante a sua intervenção na Casa Branca, fotografias de algumas das 19 crianças que morreram. E emocionou-se ao falar de Maite Rodriguez, uma menina de 10 anos que sonhava ser bióloga marinha, mas acabou por ser morta na escola por um jovem com problemas de saúde mental, fortemente armado.

Camila, a mulher de McConaughey, também marcou presença na cerimónia na Casa Branca e trouxe consigo as sapatilhas favoritas de Maite Rodriguez. “Ela usava-as todos os dias, umas Converse verde, com um coração no dedo do pé direito. Estes são os mesmos Converse verdes que acabaram por ser a única evidência clara que poderia identificá-la no tiroteio”, devido aos ferimentos provocados pela espingarda automática AR-15 utilizada pelo atirador, declarou o ator.

O texano exigiu ação para evitar novos massacres e promover a “posse de armas responsável”. “Temos que aumentar para 21 anos a idade mínima de compra de armas como a AR-15. Precisamos de um período de espera para essas espingardas. Precisamos de leis de bandeira vermelha e consequências para aqueles que as violam. Estes são regulamentos táticos práticos razoáveis”, defendeu McConaughey.

Impala Instagram


RELACIONADOS