Johnny Depp e Amber Heard: postura em tribunal revela quem tem razão?

O processo que opõe Johnny Depp e Amber Heard continua a dar que falar e há quem defenda que a postura dos atores é um sinal de quem tem a razão do seu lado.

Continua a decorrer em tribunal o processo de difamação de Johnny Depp contra a ex-mulher Amber Heard. Depois dos depoimentos do ator é a vez da atriz falar e nenhum detalhe tem escapado à análise de jornalistas, especialistas e milhões de pessoas nas redes sociais. Sendo que nas últimas horas há um detalhe que parece destacar-se dos demais. Trata-se da postura de Johnny Depp na sala de tribunal. Algo que tem dado origem a muitas discussões.

Momento insólito sobre pénis de Johnny Depp provoca risos no tribunal [vídeo]
Johnny Depp e todos os presentes na sala de audiências não controlam riso após momento insólito. “Ele tinha o pénis de fora?” (… continue a ler aqui)

Em causa está o facto de o ator evitar olhar para a antiga companheira. Johnny Depp está sempre cabisbaixo, sem encarar a atriz. Por sua vez, Amber Heard esteve sempre de olhos no ex-marido enquanto este contava a sua versão dos factos. “Para mim, é horrível sentar aqui durante semanas e reviver tudo. Ouvir pessoas que conhecia – algumas bem, outras não –, ouvir o meu ex-marido, com quem partilhei uma vida, ouvi-los falarem sobre as nossas vidas da maneira que falaram”, disse a atriz. Ficando também emocionada a recordar alegadas agressões que terá sofrido do antigo companheiro. Como é o suposto caso de a ter violado com uma garrafa e de alegados episódios que envolvem chapadas e pontapés.

“Para mim, é horrível sentar aqui durante semanas e reviver tudo”, diz Amber Heard

O debate tem origem no facto de muitos abordarem o facto de a postura de ambos poder ser um sinal de que alguém tem a razão do seu lado. Julie Grant, apresentadora do Court TV – canal especializado na cobertura de casos judiciais norte-americanos – foi uma das pessoas que já partilhou a opinião. “Achei que Amber Heard testemunhou da melhor maneira que pôde. Ele olhar para baixo a maior parte do tempo foi preocupante. Às vezes, pode ser eficaz parecer que não está a prestar atenção a um júri. Isso é um truque de advocacia de julgamento”, referiu durante uma entrevista ao programa Good Morning Britain. “Mas fazer isso durante um período de tempo tão prolongado na quarta-feira, para mim, foi um problema. Estou ciente de que são dois atores. É realmente difícil saber o que é autêntico e o que é um ato”, acrescentou.

“Às vezes, pode ser eficaz parecer que não está a prestar atenção a um júri. Isso é um truque de advocacia”

Também o jornalista Asjad Nazir, editor do site britânico Eastern Eye, revelou, na rede social Twitter, aquilo que pensa. “Já me disseram que os abusadores olham para as vítimas no tribunal. [Mas] a vítima não pode olhar para o algoz. Quando Johnny Depp testemunhou, Amber Heard estava a olhar para ele, e fez isso o tempo todo. Ele recusa-se a olhar para ela”, escreveu. Por sua vez, Narinder Kaur, estrela da televisão britânica, deu um ponto de vista diferente. “Só porque o Johnny Depp mantém a cabeça baixa não quer dizer que ele seja inocente! Se Heard tivesse mantido a cabeça baixa enquanto ele falava, ela teria sido apontada como culpada! Parem de mudar a narrativa para ela se adequar ao vosso amor por Depp. Sejam justos!”, pede.

“O que o Johnny Depp está a fazer no tribunal agora é admirável”

Percorrendo as redes sociais encontram-se inúmeras opiniões sobre o tema. “O que o Johnny Depp está a fazer no tribunal agora é admirável. Ele não olha para ela [Heard], ele ouve e conversa com os seus advogados enquanto rabisca o seu caderno como um mecanismo de enfrentamento. Estou com dor de estômago a assistir a isto em casa, não consigo imaginar como ele deve estar a sentir-se”, escreve uma utilizadora. Acrescentando a hashtag #justiçaparaojohnnydepp, que se tornou bastante famosa. Existem também opiniões diferentes. “Depp não olha para Heard não porque ele esteja supostamente traumatizado, mas porque se recusa a humanizar a sua vítima. Se ele olhar para ela, terá que reconhecer o abuso que infligiu a Heard”, publica uma utilizadora.

Johnny Depp processou Amber Heard por difamação devido a um texto que a atriz escreveu para o Washington Post no final de 2018. Neste, é relatada uma história de violência doméstica, sem que o nome do ator seja mencionado em algum momento. Depp nega as acusações e pede mais de 47 milhões de euros à antiga companheira. Por sua vez, Amber Heard defende que o ex-marido montou uma campanha difamatória contra si desde o polémico divórcio, que aconteceu em 2017.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: DR

Impala Instagram


RELACIONADOS