Michael J Fox atribui causa de Parkinson a episódios vividos em 1980
Michael J Fox tem Parkinson há quase 30 anos. O que quer dizer que, tinha 29 quando recebeu o diagnóstico. Durante muito tempo tentou perceber qual a razão de ter ficado doente tão cedo. Até que chegou a uma conclusão.
Michael J Fox tem 61 anos e já revelou que está a ficar cada vez “mais difícil” lidar com a doença. É incurável e causa tremores incontroláveis, rigidez e problemas de equilíbrio. Hoje, não tem dúvidas que beber demasiado, ir a muitas festas e a exposição a “vários tipos de produtos químicos” podem ter levado ao diagnóstico com 29 anos.
Leia depois
Alexandre Frota recorda carreira porno e admite “obsessão por sexo”
Michael J Fox assume que vida boémia pode ser responsável por doença
Michael J Fox, a estrela de Regresso ao Futuro, admitiu que é “muito possível” que “tenha feito algum dano” nos anos 80. E que, por isso, tenha Parkinson. Foi há quase 30 anos. Tinha 29. O distúrbio cerebral está a tornar-se complicado de ser domado. Agora, com 61 anos, revelou que está a ser cada vez “mais difícil” lidar com esta doença incurável. Os tremores incontroláveis, rigidez e problemas de equilíbrio são uma constante. Numa entrevista a Jane Pauley para a CBS, Fox contou sobre o que pode ter levado ao diagnóstico devastador.
Pauley questionou o ator sobre um discurso que ele havia feito no ano passado ao aceitar um óscar honorário da estrela de Hollywood, Woody Harrelson. Fox disse que ambos – teriam bebido sangue de cobra na Tailândia – “fizeram estragos” durante o auge das carreiras. Questionando-o sobre se as ações nos anos 80 poderiam ter causado problemas de saúde por Pauley, a resposta foi de imediato positiva.
A Fundação Michael J Fox já arrecadou cerca de 1, 75 biliões de euros
Mas, acrescentou que a genética carrega a arma e o ambiente puxa o gatilho. Ou seja, não foi a vida boémia 100% culpada. O papel de Fox na sitcom de sucesso dos anos 80, Family Ties, fez com que a carreira de ator o transformasse num grande nome, seguindo-se, em 85, Regresso ao Futuro. Quando filmava em 1991, notou que algo poderia estar a passar-se. Sentiu um tremor no dedo mindinho que não passava. Após consulta com um neurologista, o ator foi diagnosticado com Parkinson. Manteve o diagnóstico em segredo do público até 1998.
Em 2000, o ator lançou a Fundação Michael J. Fox para pesquisas na cura da doença. Já arrecadou mais de 1,75 biliões de euros. No mês passado, a fundação anunciou um “avanço significativo” na busca por um biomarcador de Parkinson, teste que pode fornecer um diagnóstico antes do início dos sintomas começarem. Estima-se que daqui a 5 anos os avanços sejam de tal forma que se conseguirá ter um estilo muito diferente dos de hoje em dia.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram