A receita de Fátima Lopes das panquecas perfeitas para os gulosos
Fátima Lopes partilha receita de panquecas com os fãs. A apresentadora da TVI explica passo a passo como deve fazer
Fátima Lopes não descura do pequeno-almoço e, este fim-de-semana, partilhou com os fãs uma receita de panquecas com ingredientes tradicionais, uma vez que, por vezes, fá-las de uma forma mais saudável.
“Há muitas receitas de panquecas e aqui em casa temos um acordo: umas vezes fazemos panquecas saudáveis, onde substituímos muitos dos ingredientes tradicionais como, por exemplo, a farinha branca por farinha de aveia, o leite de vaca por bebida vegetal de aveia e o óleo vegetal por óleo de coco. Noutras vezes fazemos as tradicionais panquecas. E, desta vez, deixo-vos, precisamente, a receita de panquecas com os ingredientes mais tradicionais. Estas são panquecas que gostamos muito. Ficam fofas, saborosas e até se comem bem passadas umas horas”, revela no seu blog.
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 125 gramas de farinha;
- 220 ml de leite;
- 35 gramas de manteiga;
- ¼ de chávena de óleo.
Modo de preparação:
- Bater bem todos os ingredientes;
- Usar uma frigideira antiaderente e, antes de fazer a primeira panqueca, deve passar um pedacinho de papel untado em azeite. Depois já não é necessário repetir este passo;
- Usar uma concha para verter o líquido suficiente para fazer cada panqueca. A apresentadora usa “sempre uma frigideira pequenina, que tem a dimensão ideal para fazer um ovo estrelado”.
Dicas para que as panquecas fiquem no ponto:
- Se achar que as panquecas estão a sair muito baixinhas pode ter leite a mais ou farinha a menos e, nesse caso, pode retificar os ingredientes.
- Fátima Lopes não coloca nem açúcar, nem sal, mas há quem goste de pôr uma pitada de flor de sal quando confeciona a massa. É uma alternativa.
O que colocar nas panquecas?
“A minha filha gosta de colocar mel e rodelas de banana. O meu filho gosta mais de chocolate derretido e eu fico-me pelo mel ou pelas compotas caseiras. Cá em casa somos adeptos das compotas e geleias. Eu tenho sempre compotas, geleias e mel portugueses. Já conheço as marcas e por isso é fácil de escolher. Outras vezes recebo doces caseiros feitos pela minha mãe e/ou pelas minhas tias”, remata a apresentadora da TVI.
Texto: Ivan Silva; Fotos: reprodução redes sociais
Siga a Impala no Instagram