Bombeiros indignados e revoltados com novela Amor Amor
A novela Amor Amor, da SIC, voltou a indignar os bombeiros portugueses. Em causa está uma cena que envolveu expressões de gozo e de assédio sexual e ainda de violência.
O quartel fictício de Amor Amor volta a estar debaixo de fogo, com bombeiros portugueses a indignarem-se contra cenas da novela da SIC que envolvem insultos e pancadaria entre as personagens que vestem a pele de soldados da paz. Depois de, o início do ano, Amor Amor ter sido criticada pela forma como retrata os bombeiros, desta vez responsáveis de várias corporações voltaram à carga. “A cena põe em causa a imagem dos bombeiros. Não é aquela a realidade que se passa nos quartéis”, disse um comandante ao Correio da Manhã, acrescentando: “Apesar de ser ficção, não deixa de pôr em causa os bombeiros”.
«Ato infantil ou de má-fé»
No início do ano, aquando da estreia da novela, as críticas foram idênticas. Na altura, o ator Renato Godinho – que interpreta um desses homens, ao lado de José Fidalgo, Pedro Carvalho, Débora Monteiro e Fernando Rocha – veio tentar deitar “água na fervura”. “Confundir identidades fictícias, personagens, retratos ‘caricaturais’, com visões pessoais ou institucionais sobre determinada pessoa, grupo ou instituição, ou é infantil ou um ato de má fé. Quando falamos de uma telenovela cujo tom é nitidamente cómico, leve – e cujo principal, senão único, objetivo é entreter o público e diverti-lo – essa confusão torna-se ainda mais ridícula”, disse o ator. De lembrar que os atores de “Amor Amor” tiveram ações de formação com os Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra.
Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: Reprodução SIC
Siga a Impala no Instagram