António Cordeiro: As imagens do ator que estão a impressionar Portugal

António Cordeiro fez 61 anos e celebrou-os na Casa do Artista, onde está internado desde março. As imagens são impressionantes.

António Cordeiro celebrou 61 anos, esta segunda-feira, 18 de maio, na Casa do Artista. A NOVA GENTE mostra-lhe algumas imagens do aniversário que estão a ser partilhadas por vários meios de comunicação social. O aspeto físico e debilitado do ator, que sofre com paralisia supranuclear progressiva, está a impressionar Portugal.

Ao lado da mulher, Helena Almeida, e de algumas funiconárias do espaço, António Cordeiro foi surpreendido com um bolo com a imagem do Sporting, o seu clube do coração. As imagens foram partilhadas no Facebook do ator António Évora. «O meu colega de profissão e de quarto, António Cordeiro, faz hoje aniversário. Parabéns, António, e que a Ciência descubra rapidamente cura para a tua doença!», escreveu na legenda das imagens.

LEIA DEPOIS
Estudo com hamsters comprova eficácia do uso de máscaras

Internado há dois meses

Depois de sofrerem um acidente em casa e de ter visto António Cordeiro quase sufocar por duas vezes, a mulher de António Cordeiro, que precisava de recuperar, decidiu interná-lo temporariamente, em março, na Casa do Artista. Mas a estadia, que era temporária, teve de ser prolongada devido à pandemia Covid-19 que assola o mundo. «Foi das decisões mais difíceis da minha vida», confessou na altura, em exclusivo à TV 7 Dias, Helena Almeida.

A mesma relata o estado de saúde atual do ator, garantindo que neste momento António Cordeiro já não anda nem fala, mas está «completamente lúcido».

Mais tarde, numa entrevista a Fátima Lopes, Helena Almeida revelou que o ator «sempre foi acelerado» e começou a ter um discurso impercetível. «Fazia da frase uma palavra», começa por dizer. Os amigos também começaram a reparar que algo se passava. À mulher, o ator dizia que se eles não o percebiam, «problema deles».

Do discurso apressado, chegaram as «oscilações» de humor

«Tanto estava bem, como estava mal. Tanto estava chateado, como já não estava». Helena começou a falar com alguns amigos médicos e uma psicóloga revelou que poderia tratar-se de uma depressão. Foi medicado e «melhorou um bocadinho». Fátima Lopes quis saber o que ela achava: «Eu nunca pensei que fosse depressão. Pensei que fosse um AVC. Que tivesse tido, sem se aperceber, e que aquelas fossem as sequelas.»

Os primeiros sinais da doença e a fase da negação

Mas os problemas continuaram. Desta vez, António Cordeiro, que sempre conduziu bem, «varria da estrada para o passeio e do passeio para o meio da estrada». «Ele sempre conduziu muito bem. Até lhe dizia que, se algum dia ficasse sem trabalho, podia ser taxista», revela.

«Isto foi há quatro anos. Eu não tinha a carta de condução e tinha de puxar o volante para a direita. Ele desviava-se para a esquerda». Perante a situação, o ator dizia apenas que a mão lhe «falhou». António Cordeiro, que se encontra intelectualmente «perfeito», não queria aceitar o problema. «Encontrava-se em negação, e percebe-se», comenta Fátima Lopes.

Pelo meio, Helena recorda uma história emocionante. «Uma vez fomos ao Teatro Aberto… ele trabalhou muito no Teatro Aberto… o João Lourenço fez um peça em que o dinheiro revertia para o António», começa por dizer. Ao saírem do carro, com o ator já ligeiramente debilitado, a mulher foi ajudá-lo, quando este parou. «Está difícil arrancar?», perguntou-lhe. «Não. Estou a olhar para o prédio. Nunca mais vou trabalhar nesta casa. Nem nesta nem em mais nenhuma», respondeu o marido, que lhe disse, uns dias antes: «Tenho muita pena pela situação que estou a passar. Mas tenho a maior pena do mundo por nunca mais voltar a trabalhar!». Leia mais AQUI.

Texto: Ivan Silva e Filipa Rosa; Fotos: D.R.

LEIA MAIS
Regras da DGS para recém-nascidos. Máscara na amamentação e testes nas primeiras 24 horas de vida
Dois reclusos infetados com covid-19 internados em Caxias

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Impala Instagram


RELACIONADOS