António Costa A nova vida do antigo primeiro-ministro

Depois de oito anos à frente do Governo, Antó Costa tem feito viagens com a mulher, está a tirar um curso, prepara-se para ser comentador de TV e em breve irá mudar-se para uma nova casa. Mas há quem garanta que não bateu com a porta da política.

António Costa A nova vida do antigo primeiro-ministro

O dia 7 de novembro de 2023 abalou profundamente a vida de António Costa, mas sete meses depois o antigo primeiro-ministro de Portugal ganhou uma nova vida e parece muito satisfeito com as suas novas rotinas.

Foi na sequência de uma investigação sobre os negócios do lítio e hidrogénio que provocou a detenção de cinco pessoas, entre elas o seu chefe de gabinete, Vítor Escária, e o seu consultor Diogo Lacerda Machado, e tornou arguido o ministro das Infraestruturas João Galamba, que António Costa apresentou a sua demissão, após quase oito anos na pele de líder do Governo. Em causa estavam (e estão) os possíveis crimes de corrupção ativa e passiva de titular de cargo político, tráfico de influência e prevaricação. Um comunicado da Procuradoria-Geral da República informou na altura que o então primeiro-ministro seria ele próprio alvo de uma investigação autónoma por parte do Supremo Tribunal de Justiça.

Depois do seu pedido de demissão, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocou eleições antecipadas para 10 de março de 2024. Luís Montenegro foi eleito primeiro-ministro e tomou posse a 2 de abril. Este foi o último dia em funções de António Costa e desde então que o antigo primeiro-ministro, embora não tenha cruzado os braços, decidiu dedicar mais tempo à sua vida pessoal. “É uma forma diferente de estar na vida. Eu próprio já não me recordava bem o que era não ter funções públicas, mas há pequenos luxos que se ganham. Ter o telemóvel desligado à noite, não ter de pôr o despertador… é uma ‘reabitação’”, disse a Cristina Ferreira, numa entrevista no Dois às 10 a 3 de maio. “É aquela sensação estranha de ter sido atropelado por um comboio e ter ficado vivo. Entre o dia 7 de novembro e o 2 de abril, foram longos meses e deu para gerir as emoções. Deu para retomar as coisas. Quando no dia 2 saí de casa para a tomada de posse do Dr. Luís Montenegro, saí com total tranquilidade. É uma nova vida”, acrescentou.

Saiba mais na sua NOVA GENTE desta semana. Já nas bancas!

Texto: Andreia Valente com Mafalda Mourão; Fotos: Impala e D.R.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS