Apagão Atenção ao que tem no frigorífico! O que (ainda) é seguro consumir…

Após o apagão que deixou Portugal e Espanha sem eletricidade durante horas, a luz já voltou à maioria das zonas. No entanto, especialistas alertam: é preciso ter cuidado com os alimentos que ficaram nos frigoríficos e congeladores…

Apagão Atenção ao que tem no frigorífico! O que (ainda) é seguro consumir...

Depois de várias horas sem energia elétrica, Portugal começa a regressar à normalidade. No entanto, é importante ter em atenção os alimentos que ficaram nos frigoríficos e congeladores durante este período sem refrigeração. Segundo as orientações do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos (USDA), nem tudo o que ficou guardado deve ser consumido.

De acordo com a entidade, num cenário de apagão, o ideal é manter a porta do frigorífico e do congelador sempre fechada. “Os alimentos conseguem manter-se seguros até cerca de quatro horas no frigorífico”, alertam, recomendando que, ultrapassado esse tempo, se transfiram os produtos para caixas térmicas com gelo, se disponível, para garantir uma temperatura inferior a 4ºC. Já o congelador, com a porta fechada, pode manter os alimentos a uma temperatura segura durante aproximadamente 24 horas.

Considerando que em várias zonas do país o corte de energia ultrapassou as nove horas, é importante saber que alimentos já não são recomendados para consumo. Segundo a USDA, devem ser descartados produtos como carnes (cruas ou cozinhadas), peixes, ovos, sopas, pizzas, leite e seus derivados (como iogurtes e queijos frescos), frutas e legumes já cortados, sumos abertos, pastelaria, molhos à base de natas e frascos de maionese já abertos. Além disso, se algum alimento apresentar cor ou odor alterado, o mais seguro é deitá-lo fora.

Leia ainda: Apagão – Saiba como preparar um Kit de emerência ideal 

No caso dos congelados, a regra é simples: se ainda tiverem cristais de gelo, podem ser consumidos ou recongelados. No entanto, produtos armazenados nas portas dos congeladores descongelam mais rapidamente do que os que estão no centro, por isso, exigem mais atenção.

Nem tudo são más notícias. Alguns alimentos continuam seguros mesmo após longas horas fora da refrigeração. Entre eles estão molhos ácidos como mostarda e ketchup, compotas, frutas e legumes inteiros, frutos secos, pães, bolos, manteiga, margarina, queijos curados e processados, e farinha.

Agora que a energia começa a ser restabelecida, a segurança alimentar torna-se uma prioridade. Antes de voltar à rotina, é importante fazer uma revisão cuidadosa do que ficou no frio.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala 

Impala Instagram


RELACIONADOS