As memórias traumáticas de Maria Cavaco Silva: «Foi um acaso ter nascido»
Maria Cavaco Silva foi a 19.ª primeira-dama de Portugal entre 2006 e 2016. Apesar disso, a sua vida nem sempre foi «um mar de rosas».
Maria Cavaco Silva, de 80 anos, foi a mais recente convidada de Fátima Lopes no programa Conta-me Como És, da TVI, exibido este sábado, dia 17 de novembro. Numa entrevista emotiva, a antiga primeira-dama falou da solidão da infância à exposição mediática na idade adulta.
Maria Cavaco Silva recordou o passado e falou das memórias traumáticas que originam a mulher que é hoje. Com um início de vida marcante, a ex-primeira-dama referiu que foi um acaso ter nascido e , por isso, refere que a vida é um «dom». Quando estava para nascer, a mãe, Adelina de Jesus Pincho estava doente e o pai, Francisco dos Santos da Silva foi obrigado a escolher entre a vida da filha ou da mulher.
«A minha mãe estava doente. E ele [o pai] foi-lhe dito para escolher entre a mãe e a filha», começou por referir a Fátima Lopes, dizendo que o pai acabou por escolher a progenitora. No entanto, as coisas saíram ao contrário. «Eu era uma bebé inviável».
A infância foi muito solitária até ao dia em que começou a ler. «Estava muito sozinha. Vivia só com adulto. Sentia-me uma menina sozinha… até que aprendi a ler», disse. Um gosto que originou o sonho de ser professora de literatura.
Siga a Impala no Instagram