Big Brother Luísa Castel-Branco critica concorrente não-binária: “Mas que raio é isto?”
Luísa Castel-Branco tem opiniões fortes sobre a nova concorrente do ‘Big Brother’, Jacques Costa.
A mais recente edição do ‘Big Brother’ acabou de chegar, mas já está a causar imenso reboliço! Pela primeira vez, o formato deu as boas-vindas à sua primeira concorrente que se identifica como pessoa não-binária, Jacques Costa. Contudo, ao invés de recorrer ao uso da linguagem neutra, pretende que a tratem pelo pronome feminino.
A entrada da participante foi analisada ao pormenor durante a última emissão do ‘Dois às 10’, conduzida por Cristina Ferreira. Luísa Castel-Branco, uma das comentadoras presentes, aproveitou o momento para mostrar o seu descontentamento.
“Enquanto a Inteligência Artificial não fizer uma máquina para fazer filhos, há dois géneros: os homens e as mulheres. Podem chamar o que quiserem”, começou por apontar. Já Zé Lopes elogiou a jovem de 23 anos, reconhecendo a sua presença na casa mais vigiada do país como uma representação.
Leia mais: Concorrente não binária quer ser tratada por “ela”
“No outro dia vi um homem a puxar um outro homem pela coleira. Depois explicaram-me que ele todos os dias passeia o companheiro, que é um cão. É no que isto dá. Se uma pessoa não é homem nem mulher, é um gato? (…) As pessoas que estão lá em casa, da minha idade e não só, perguntam como eu: ‘mas que raio é isto?’“, insistiu a mãe de Inês Castel-Branco.
“Ele não devia querer ser tratado como ele ou ela, ele tinha de ser tratado como elu [pronomes pessoais neutros]”, sugeriu ainda a conhecida escritora. “Se ele defende que é não-binário, tem de ir ao encontro daquilo que os não-binários defendem”, concordou o coordenador de conteúdos.
Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala/Redes Sociais
Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros.
Siga a Impala no Instagram