Boas férias, Constança Urbano de Sousa. Eis o perfil da demissionária
Constança Urbano de Sousa é mãe de dois filhos, namorada de um alemão, filha de um antigo provedor de Justiça e irmã de um produtor de cinema. Saiba mais sobre a mulher que apresentou a demissão do cargo de ministra de Administração Interna a António Costa, na sequência do drama dos incêndios.
Nasceu no dia das mentiras – a 1 de abril de 1967 – mas a sua demissão do cargo de ministra da Administração Interna não podia ser mais verdade. Depois de várias críticas pela forma como agiu e se comportou na tragédia dos incêndios, que este verão (e outono) atingiram Portugal, ceifando mais de cem vidas, Constança Urbano de Sousa apresentou a sua carta de demissão ao primeiro-ministro António Costa. E, à segunda vez que o fez, o líder do PS aceitou o pedido.
Mas quem é Constança Urbano de Sousa?
A agora demissionária ministra da Administração Interna tem 50 anos, está divorciada há quatro do escultor alemão Matthias Contzen, de quem tem dois filhos – Julian, de 23 anos, e Luca, de 17 -, e reencontrou o amor há cerca de um ano ao lado do empresário alemão Miguel Blaufuks, com quem vive na zona de Birre, em Cascais. Seria de férias com a família, em Cabanas de Tavira, no Algarve, que estava quando deflragaram os fogos de Pedrogão Grande, há quatro meses.
No meio político, os colegas descrevem-na como sendo uma pessoa “discreta”, “acessível”, “conhecedora”, “competente” e “muito à frente”. Características que lhe podem ter valido o cargo no Ministério da Administração Interna. É que Constança Urbano de Sousa tinha sido assessora jurídica de Severiano Teixeira quando este era ministro da Administração Interna, de 2000 a 2002, tendo assumido depois as mesmas funções com António Costa, quando este esteve à frente do mesmo Gabinete, no primeiro executivo liderado por José Sócrates, de 2005 a 2007.
Leia mais aqui.
Fotos: D.R.
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram