Casal Brito tem 8 filhos e todos eles estão em telescola: «Nunca é fácil»

A família Brito está, tal como todas as famílias portuguesas em quarentena devido à pandemia de Covid-19, mas há uma particularidade. Nesta casa, vivem dez pessoas

Casal Brito tem 8 filhos e todos eles estão em telescola: «Nunca é fácil»

São oito filhos, dez pessoas no total na mesma casa. Esta é a família Brito. Marta e Rui Brito são pais de oito crianças e jovens e todos eles estão em telescola. Com idades entre os 20 e cinco anos, esta adaptação tem sido uma aventura para Bernardo, Beatriz, Martim, Carolina, Francisca, Margarida, Carlota e José.

Na manhã desta segunda-feira, dia 20 de abril, a família esteve em videochamada com Sónia Araújo e Jorge Gabriel, na Praça da Alegria, na RTP. Uns sentados no sofá, outros no chão, contaram como tem sido viver e estudar dentro das mesmas quatro paredes 24 sob 24 horas.

«Já começou a escola na semana passada e a primeira semana nunca é fácil, é de adaptação. Esta semana acho que vai correr melhor, mas isto não é uma escola. É quase como ter uma turma pequena em casa, mas o certo é que têm horários diferentes, tarefas diferentes, mas estamos a dar o nosso melhor e isso é o mais importante», começou por contar a mãe.

«Há discussões, há brigas»

Esta família, que provavelmente conhece dos anúncios de uma conhecida cadeia de supermercados, tem feitios, ritmos e idades muito diferentes. Porém, não é a primeira vez que se encontram todos juntos durante vários dias. Existem «discussões e brigas», mas a matriarca da família está confiante de que tudo correrá bem.

«Foi uma adaptação logo de início, não foi também fácil, mas acho que já tínhamos feito um estágio. Há quatro ou cinco anos, estivemos a viver dois anos em Angola, então passámos realmente muito tempo juntos, só nós. Não saíamos assim tanto, por isso, acho que já tínhamos alguma experiência. Rapidamente nos conseguimos organizar. Às vezes, claro que há discussões, há brigas, mas também faz parte.»

A família tem quatro computadores, dois tablets e telemóveis
Ao contrário do que seria ideal, uma família de oito estudantes não tem oito computadores. Os filhos de Rui e Marta vão-se dividindo entre os quatro computadores, dois tablets e alguns telemóveis.

«Não temos um computador para cada um. Temos quatro computadores e temos dois tablets e os mais crescidos também têm telemóveis. Algumas aulas podem ser vistas no telemóvel e, portanto, até agora conseguimos conjugar tudo.»

Como professora de Físico-Químia, a mãe destes oito jovens e crianças aprova a telescola criada na RTP Memória para ajudar pais e professores. «Eu sou professora e consigo ver as coisas pelos dois lados. Na minha escola deixámos as tardes todas disponíveis para os miúdos terem acesso à RTP Memória e verem todos os conteúdos. No meu caso é da tarde, porque são 7º, 8º e 9º anos. Aqui em casa, antes de começarmos, às 9h00 da manhã, a Carlota, que está no 2º ano, já estava a ver.»

Durante a conversa, que deixou Sónia Araújo e Jorge Gabriel impressionados, o mais novo da família, José, mostrou ser o mais conversador, já Francisca, irmã do meio, tem a estratégia perfeita para se «desligar» dos sete irmãos.

«O Zé conversa bastante, a Margarida também. A Margarida está no 3º ano, a Carlota no 2º», conta a mãe. Quando querem estar sozinhos, a estratégia «é esconderem-se no quarto e não falar com mais ninguém», explica Kika.

O pai foi o último a participar na conversa e revela que a grande preocupação neste momento é a saúde. «Neste momento o importante é que consigamos ultrapassar esta questão de saúde e depois o futuro logo se vê», termina.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: DR

 

Impala Instagram


RELACIONADOS