Catarina Gouveia faz relato do parto: “Foi na posição que eu quis”

Catarina Gouveia abriu o coração e, num longo vídeo, reagiu a todas as críticas que lhe têm sido feitas nos últimos dias. A atriz e influenciadora digital afirma: “Nunca foi minha intenção magoar uma mulher e um homem”.

Catarina Gouveia tem estado no centro da polémica por uma fotografia que partilhou na maternidade com a bebé nos braços. A influenciadora digital e atriz, de 34 anos, apareceu na cama do hospital, com a bebé nos braços, dois dias após o nascimento da menina, e os internautas revoltaram-se.

Esta quinta-feira, dia 2 de junho, após uns dias afastada das redes sociais, Catarina Gouveia decidiu reagir aos milhares de críticas de que tem sido alvo. Sentada no chão de sua casa, ao lado da filha, a atriz abriu o coração e falou sobre a tão polémica imagem. “Eu não tenho estado aqui pelas redes sociais pelo melhor motivo de sempre, para me dedicar a esta bolha de amor de que tanto se fala do pós-parto que é realmente única e inexplicável”, começou por dizer.

“Preciso de estar emocionalmente estável, alinhada, serena, para ser a melhor versão de mãe que esta bebé merece, que foi tão desejada e tão pedida a Deus. Quero ser a melhor mãe que eu posso, portanto, decidi distanciar-me daquilo que me estava a criar alguma toxicidade e daquilo que se tornou mesmo impraticável que foi o puder consumir a minha própria casa digital”, continuou.

Respirando fundo, Catarina Gouveia desabafou sobre o “campo de batalha” em que se tornou a sua página de Instagram. “Abrir o meu Instagram tornou-se impossível porque era e ainda continua a ser lamentavelmente aquilo que considero um campo de batalha entre mulheres que se agrediam umas às outras ou que me agrediam diretamente e gratuitamente mesmo que com agressões disfarçadas de humor.”

“Lamento profundamente”, diz Catarina Gouveia

Alertando para o respeito que devemos ter uns pelos outros, Catarina Gouveia afirmou: “Lamento profundamente e nunca foi minha intenção magoar uma mulher ou um homem com aquela fotografia, nunca foi minha intenção sobrevalorizar-me ou subestimar uma mulher com a partilha da imagem”.

A atriz explicou então o porquê de ter decidido fazer este vídeo e acabou por relatar a “experiência positivamente avassaladora” do parto. “Eu vim dar a voz a uma experiência que foi efetivamente muito positivo e, portanto, acho que fazer um resumo pode ser importante para que se reinterprete aquela imagem.”

“Quando cheguei ao hospital já estava tudo muito avançado. Já estava 6/7 dedos de dilatação, chamaram a minha médica (…) aconteceu de forma muito rápida e às 2h da manhã já estava com a minha bebé nos braços”.

Catarina Gouveia contou tudo ao pormenor: “Tive um parto respeitado, um parto não instrumentado, vaginal, na posição que eu quis, que eu escolhi, sem episiotomia, com períneo íntegro (…) quando passei para o recobro eu andava de um lado para o outro com a minha bebé (…) Claro que foi doloroso, foi duro, foi um desafio, mas ao mesmo tempo, nos dá aquele empoderamento enquanto mulheres. Senti-me muito grata por tudo ter corrido da forma que eu planeei, apesar de ter a consciência de que o processo não dependia apenas de mim”.

Atriz confessa: “Decidi pôr-me bonita”

Dado que a bebé nasceu às 2h, Catarina Gouveia teve de passar duas noites no hospital e foi na sexta-feira, no dia da alta, que tirou a tão falada fotografia. “Foi na sexta-feira que decidi tirar a fotografia para comunicar no meu Instagram que esta bebé tinha decidido nascer.”

Durante o discurso, a atriz desfez o mistério da beleza que apresentou na fotografia e que muitos consideraram ter sido uma equipa de maquilhagem e cabelos a produzir. “Enquanto a bebé estava com o pai, eu fui tomar um banho, penteei-me, fiz a minha rotina diária normal, ponho o meu BB Cream, um bocadinho de rímel, um bocadinho de blush e pus um batom do cieiro que tenho sempre na mala com cor. Não é uma grande maquilhagem. Isto para vos dizer que decidi pôr-me bonita”, explicou.

Catarina Gouveia justificou ainda que vestiu uma camisa de dormir branca, porque todas as que levou para a maternidade eram nesse tom, o seu favorito, e explicou que “é possível” vestir branco na maternidade graças a umas fraldas descartáveis que “se ajustam ao corpo” que optou por usar. “Pedi à irmã do Pedro, que nos foi lá visitar, se nos podia tirar uma fotografia com a máquina que uso habitualmente que tira fotografias muito bonitas. Podem induzir à ideia de que foi um fotógrafo profissional (…). Até vos posso mostrar. Eu fiz assim ao cabelo e ele ficou assim, não foi estrategicamente colocado. O único aspeto aqui ficcionado foi o Pedro, porque ele não queria aparecer e queria-se salvaguardar.”

Assista ao vídeo completo na galeria.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS