Cláudia Vieira conta pormenores sobre o nascimento de Caetana: «Mínima, mas com garra»

Cláudia Vieira foi mãe há três meses e quis assinalar a data com imagem impressionante de Caetana, que nasceu prematura. A atriz aproveitou para agradecer aos médicos que a acompanharam.

Cláudia Vieira conta pormenores sobre o nascimento de Caetana: «Mínima, mas com garra»

Cláudia Vieira foi mãe há três meses da «pequenina» Caetana, que nasceu prematura às 36 semanas, com pouco mais de dois quilos e meio. Para assinalar a data especial, a atriz recordou o dia marcante em que conheceu a primeira filha em comum com João Alves.

«Há três meses nasceu a nossa pequena bem pequenina… Foi parar à neonatologia, mínima, mas com muita garra! Ficou em observação durante cerca de 20 horas e o que ouvi por parte de toda a equipa médica da Neo da CUF Descobertas foi: “É uma despachadona, cheia de vontade de agarrar a vida”, como mostra esta fotografia, a agarrar a mão da mãe e do pai…», escreveu a cara bonita da SIC no Instagram, partilhando uma imagem da filha pouco depois de nascer.

LEIA DEPOIS
Funcionária de hotel onde esteve Luís Sepúlveda internada com suspeitas de coronavírus

«Este post serve para agradecer a essa mesma equipa e dizer que esta pequena já tem quase cinco quilos e é realmente muito despachada e competente», afirmou orgulhosa aquela que é ainda mãe de Maria, de 10 anos, que também nasceu prematura.

O que é um bebé prematuro e que hipóteses tem de sobreviver?

A experiência de ter um bebé prematuro é um dos momentos mais stressantes que qualquer família e relação pode ter de enfrentar ao longo das suas vidas. Mas, afinal, quando é que um bebé é considerado prematuro?

Segundo o site XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, a duração normal de uma gravidez é de 37 a 42 semanas. Quando os bebés nascem antes das 37 semanas de idade gestacional, então estamos perante um bebé prematuro ou pré-termo. Os bebés prematuros, principalmente os que nascem antes das 35 semanas de gestação ou que são muito pequeninos, necessitam de uma atenção especial e de cuidados extraordinários para conseguirem amadurecer biologicamente e sobreviver fora do ambiente protetor que é o útero da mãe.

«A colocação dos bebés numa incubadora, ou num berço aquecido, ajudará a manter a sua temperatura corporal, um ventilador ou um respirador ajudá-los-á a respirar e receberão a alimentação necessária através de um tubo que é colocado no narizinho, no estômago ou numa veia», pode ler-se no site que ajuda pais de bebés prematuros.

As possibilidades de sobrevivência de um bebé prematuro estão condicionadas pela sua idade gestacional, o seu peso ao nascer e pela presença de problemas de saúde significativos quando do seu nascimento (respiratórios, cardíacos, infecciosos, malformativos, etc.). «De todos, o mais importante é, sem dúvida, a idade gestacional, uma vez que esta determina a maturidade dos órgãos do vosso bebé. O limite da idade gestacional tem vindo a aumentar cada vez mais, de tal forma que, actualmente, pode considerar-se viável um recém-nascido a partir das 23/24 semanas», explicam à Nova Gente.

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Reprodução Instagram e Marisa Martins

LEIA MAIS
Criança morre em naufrágio de barco na Grécia
Rapto: Corpo de empresária luso-moçambicana encontrado em Joanesburgo

Impala Instagram


RELACIONADOS