Cláudia Vieira difunde informações falsas sobre a covid-19
Cláudia Vieira foi chamada à atenção por um erro que cometeu ao difundir informações falsas acerca da covid-19. A Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência estava atenta.
Cláudia Vieira tinha uma boa intenção, mas acabou por difundir informações falsas acerca da covid-19. A apresentadora e atriz, que contraiu o novo coronavírus, partilhou dados cientificamente incorretos sobre o combate à doença e acabou por ser alertada pela VOST Portugal, Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência.
“Lembre-se de que o pH do coronavírus varia de 5,5 a 8,5. Portanto, tudo o que precisamos de fazer para eliminar o vírus é comer mais alimentos alcalinos, acima do nível ácido do vírus”, partilhou o rosto do programa “O Noivo é Que Sabe“. De seguida, surgiram exemplos, como o abacate (15,6 é o pH indicado) e o agrião (com um suposto pH de 22,7).
15:25h#EstáNaHora de ir ao @instagram da Cláudia Vieira, e dizer-lhe que a escala de pH só vai até ao 14
(e depois reportar a story como notícias falsas) pic.twitter.com/5cpSbqvYqw
— VOST Portugal (@VOSTPT) November 7, 2020
Informações falsas. E são-no desde logo pelos números avançados, já que a escala de pH, utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução, varia apenas entre zero a 14. Com um valor abaixo de sete, a solução é ácida, igual a sete é neutra e superior a sete é básica. Também o pH indicado para o novo coronavírus é falso, já que não existe qualquer informação sobre o mesmo. Segundo o Observador, estes números foram retirados do contextos de um artigo científico publicado no Journal of Virology, em abril de 1991, sobre um coronavírus tipo 4 e não do SARS-CoV-2, o novo coronavírus que está na origem da pandemia que o mundo atravessa.
O alerta da VOST Portugal ao erro de Cláudia Vieira
Cláudia Vieira foi apenas mais uma das muitas pessoas a difundir uma mensagem falsa que anda a circular nas redes sociais, mas o facto de ser uma figura pública e de influenciar outros com as suas publicações nas redes sociais levaram a VOST Portugal a reagir por intermédio do Twitter. “Está na hora de ir ao Instagram da Cláudia Vieira e dizer-lhe que a escala de pH só vai até ao 14 (e depois reportar a story como notícias falsas)”, escreveu a Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência.
Cláudia Vieira está infetada com covid-19, assim como o namorado, João Alves, e a filha de ambos, Caetana. Já Maria, nascida da relação da estrela da SIC com Pedro Teixeira, encontra-se em isolamento profilático com o pai.
Texto: Dúlio Silva; Fotos: Divulgação e reprodução redes sociais
Siga a Impala no Instagram