Quando se fala de felicidade, a questão não se trata de saber o que te falta, mas saber o que tens a mais. Ser feliz é mais sobre subtrair do que adicionar. É sobre lutar por certas coisas, mas também sobre desistir de muitas outras. E é sobre estas que te quero falar. Se procuras ter uma vida mais tranquila, saudável e feliz é fundamental que desistas de três coisas que são, à partida, uma batalha perdida, mas que tantos de nós ainda acreditam que podem vencer.
Primeiro, desiste de ser perfeita. Nunca te esqueças de que és um ser humano em constante evolução e aprendizagem. É urgente aliviares essa pressão de seres uma super-heroína que pode tudo, aguenta com tudo e não precisa de nada. Não és nenhum robô, ainda que, tantas vezes, ponhas sobre ti essa exigência. Há uma infinita beleza em cada defeito teu, mas só a poderás apreciar quando deixares cair a máscara da perfeição. Segundo, desiste de agradar a todos. Desiste de tentar corresponder às expectativas, quase sempre muito elevadas, de toda a gente que amas. Dos teus pais, companheiro, filhos, amigos, colegas e até da sociedade. E se tiveres de desiludir ou magoar alguém que amas para conseguires impor os teus limites, que seja.
Se eles realmente te amam, vão respeitar e compreender, se não o fizerem, já sabes, talvez sejam horas de te afastares de alguém. Por mais incrível que tu sejas, vai haver sempre alguém que não estará satisfeito contigo, que te vai criticar, que não vai gostar de ti e que só vai conseguir ver os teus defeitos. E está tudo bem. O que não está bem é tu tentares convencer essas pessoas a gostarem de ti e, pior do que isso, insistires em mantê-las na tua vida. Terceiro, desiste de tentar ter tudo sob controlo. A necessidade de controlar tudo, especialmente o que não podes controlar, só te traz mais ansiedade e frustração. Fica em paz com isso e solta. Não é suposto ter tudo sob controlo, não é suposto controlar todas as variáveis. Suposto é concentrares-te no que depende de ti e tudo o resto é, simplesmente, deixar acontecer.
Leia também: Ama-te ao ponto de…
Siga a Impala no Instagram