Famous Fest: Ljubomir Stanisic surpreende fãs ao mudar de nome (fotos)

Ljubomir Stanisic foi a estrela do festival Famous Fest. Mudou de nome, cozinhou ao lado da mulher e até autografou camisolas.

Ljubomir Stanisic mudou de nome. Agora chama-se João.

Foi assim pelo menos durante os cerca de 60 minutos que durou a apresentação do chef de Pesadelo na Cozinha no festival de storytelling Famous Fest. No palco da sala no Lx Factory, em Lisboa, o irreverente cozinheiro jugoslavo mais parecia uma estrela de rock. Entrou com um “vamos car****!” e sob uma chuva de aplausos. Mas voltemos à história do nome.

Mónica Franco, a mulher de Ljubomir Stanisic, foi a contadora da história do próprio marido, baseada no conto infantil João e o Pé de Feijão, uma das favoritas do chef. Assim, Ljubomir passou a ser João, e a jornalista Mónica Franco descreveu a viagem de Stanisic desde a Bósnia até Portugal.

Já em palco, e enquanto cozinhava com a ajuda de alguns elementos da plateia (o ator Diogo Amaral foi um deles), Stanisic foi falando do “monstro da guerra” que viveu durante a adolescência, na Sérvia, sobre o mar e sobre o amor que sente por Portugal.

“Vocês são o maior povo do mundo!”, disse o chef.

O irreverente chef recordou ainda o período em que foi à falência (o primeiro restaurante 100 Maneiras, em Cascais, que abriu em parceria com José Avillez, deixou-o com uma dívida de 500 mil euros) e de como abriu o atual 100 Maneiras, já em Lisboa, com apenas 10 mil euros.

“Perdi os amigos todos. De repente, ninguém gosta de nós. Somos uns merdas”.

Depois de preparar três pratos, o último dos quais uma perdiz – uma provocação ao deputado do PAN (Partido Pessoas Animais Natureza) André Silva, que o apelidou de “psicopata” por admitir caçar a carne que cozinha – Ljubomir Stanisic fez questão de agradecer ao povo português.

“Foram vocês que me educaram, foram vocês que me deixaram ser. Obrigada a todos”.

Filhos e mãe na plateia, público em delírio

Na plateia do Famous Fest, Stanisic teve três pessoas muito especiais: a mãe, Rosa e os filhos, Mateus, de 11 anos e Luca, de seis. A mãe do chef fotografou o espectáculo e, no final, mostrou-se visivelmente emocionada. Os filhos do chef acabaram por subir ao palco, já depois da performance, para dar os parabéns ao pai.

Mas Stanisic pouco tempo teve para estar em família. Mal terminou a atuação, foi assaltado por dezenas de amigos e fãs, ansiosos por tirar selfies, trocar algumas palavras e até pedir autógrafos. Os mais expeditos acabaram por devorar os pratos preparados pelo chef. Depois, claro, de tirar várias fotos para publicar nas redes sociais.

Texto: Raquel Costa l Fotos: Tito Colaço

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS