Funeral de Pedro Lima: Mulher e filhos choram abraçados ao caixão [vídeo]
Pedro Lima, de 49 anos, foi encontrado morto no passado sábado, dia 21 de junho, na Praia do Abano.
A emoção tomou conta da ceramista Anna Westerlund e de dois dos cinco filhos de Pedro Lima depois de a urna que carrega o corpo do ator ter chegado ao Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, onde decorreu uma homenagem com familiares e amigos da estrela da ficção da TVI. Não contiveram as lágrimas e abraçaram-se ao caixão, como mostram as imagem captadas no local. Ao lado da urna está uma prancha, que simboliza a paixão que Pedro tinha pelo surf. O cortejo fúnebre seguiu, pelas 19h00, para o Centro Funerário de Cascais, sendo a cerimónia reservada à família.
Pedro Lima e Anna Westerlund têm quatro filhos em comum: Ema, de 15 anos, Mia, de 13, Max, de dez, e Clara, de três anos e meio. O ator é ainda pai de João Francisco, de 20, fruto do casamento com Patrícia Piloto, também ela presente no último adeus ao ator.
LEIA DEPOIS
«Cuidem dos meus filhos», pediu Pedro Lima aos amigos
Caixão carregado ao som de ‘Leãozinho’, de Caetano Veloso
O corpo de Pedro Lima chegou ao Hipódromo de Cascais perto das 17h00. O caixão foi levado para o recinto e a canção Leãozinho, de Caetano Veloso, ecoou por todo o espaço, onde a emoção tomou conta de todos os familiares e amigos do ator. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também quis estar presente no último adeus a Pedro Lima. À chegada, o chefe Estado recordou o ator como um «retrato da vida, da felicidade e da vontade de querer criar a felicidade nos outros». «Nunca o vi infeliz. Essa é a grande memória que tenho dele», acrescentou.
Marcelo recordou o período de confinamento e admitiu que «todos os portugueses sofrerem naturalmente este período de problemas de consciência, de reflexão, de aparências muito simples e de fundos de alma muito complicados». Mas, disse, os portugueses «não têm a noção do que isso foi no mundo da cultura e no mundo do espectáculo, que parou. Completamente». «Isso parou com a vida das pessoas, virou-as para dentro, para os seus problemas, e isso criou situações que eram com imprevisíveis e incompreensíveis, mas que nos deixam um traço de saudade que é difícil de apagar», completou Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República deixou, entretanto, o Hipódromo Manuel Possolo.
Ex-mulher no último adeus
Jessica Athayde foi uma das primeiras a chegar ao local, bem como Liliana Campos e o marido, Rodrigo Herédia, Rita Ferro Rodrigues e Ana Brito e Cunha. Fernanda Serrano, Gabriela Sobral, Inês Herédia, Bárbara Norton de Matos, Conceição Queiroz e José Carlos Pereira também estão no recinto.
O Diretor de Programas da TVI, Nuno Santos, é outro dos presentes. A missa terá início perto das 17h30 e o hipódromo está preparado para receber várias dezenas de familiares e amigos de Pedro Lima, cumprindo todas as normas de segurança, devido à pandemia da COVID-19. Há várias cadeiras espalhadas pelo recinto com a devida distância obrigatória.
Texto: Inês Borges e Ricardina Batista com Ana Filipe Silveira, Dúlio Silva, Patrícia Correia Branco e Raquel Costa; Fotografias: Helena Morais e D.R.
LEIA AGORA
«Há momentos em que se torna insuportável viver», despediu-se Pedro Lima
Siga a Impala no Instagram