João Mota: “Não parti coração nenhum, mas ganhei muitos corações”
João Mota já começou a gravar o novo desafio na SIC, mas não deixou de lado os estudos. O ator está a tirar o curso de Psicologia, mas promete que não tem partido os corações das colegas de faculdade
João Mota já começou a gravar o novo desafio na SIC, onde interpreta Xavi, o irmão do noivo Leandro, interpretado por Ivo Lucas, que é apaixonado pela noiva Sandy, interpretada por Joana Aguiar. Mas o ator, de 31 anos, não deixou de lado os estudos. A tirar o curso de Psicologia, em dia de gravações, João Mota contou-nos como tem sido conciliar tudo. Na pausa entre o fim das gravações da novela A Serra e o início da Lua de Mel, o ator aproveitou para se dedicar à faculdade o tempo inteiro. “Dediquei-me à escola. Acabei o primeiro semestre, agora estou no segundo, trabalhar e estudar é um desafio. Estou a conseguir conciliar com boa vontade também dos meus colegas que me ajudam e dos professores também.”
RTP. Castelo de Vide na ‘lista negra’ por causa do programa Aqui Portugal
No fim de semana da Páscoa, o programa da RTP foi feito a partir de Castelo de Vide, mas a equipa queixou-se de falta de condições no alojamento (… continue a ler aqui)
João Mota revelou-nos que tem sido muito bem recebido por alunos e professores e está rendido à segunda licenciatura que escolheu. “No primeiro semestre estive no diurno, era uma turma de muita gente. Agora fui para o noturno, mas sou muito bem recebido. Estou a gostar verdadeiramente de estar naquele faculdade. Já tinha tirado uma licenciatura, já tinha estudado noutra. Já tinha tirado Gestão.”
João Mota: “Comecei a querer perceber mais do comportamento humano”
O interesse pela área da Psicologia surgiu espontaneamente. “É uma área que me interessa há muito tempo e foi sempre acompanhando a minha vida. A uma certa altura comecei-me a interessar e, a pouco e pouco, comecei a querer perceber mais do comportamento humano, do meu próprio comportamento, um bocadinho na lógica de autoconhecimento. E depois a coisa foi–se aprofundando.” E qual o objetivo para o futuro? “Exercer. Eu gostava muito de ser psicólogo”, respondeu. Desta forma, o ator poderá seguir o passos de Carla Andrino que concilia o mundo da presentação com as consultas. “A Carla Andrino é uma pessoa que me inspira em muitos sentidos: enquanto mulher, enquanto atriz e depois percebi que ela também é psicóloga. De facto é uma inspiração, é uma pessoa incrível. Nunca chegámos a falar diretamente sobre isto, mas havemos de nos encontrar e trocar ideias. Ela tem muita coisa para me ensinar.”
Sem querer deixar promessas para o futuro, João Mota explicou que agora está dedicado às novelas, mas não esconde o desejo de, futuramente, ajudar a melhorar a saúde mental dos portugueses. “Neste momento a representação é o meu trabalho, é aquilo que eu amo fazer. A vida muda muito.”
O coração? “Está tranquilo”
No campo amoroso, João Mota contraria a tese de ter partido os corações das colegas de faculdade. “Tenho conhecido muita gente. Não parti coração nenhum, mas ganhei muitos corações. Ganhei muitas pessoas boas. Não aconteceu nada, já fiz amigos de todas as faixas etárias e isso é o mais bonito das experiências da vida.” Questionado sobre o coração, o ator respondeu: “Está tranquilo, as coisas acontecem, não dá para forçar”. A última relação conhecida do público de João Mota foi com Mariana Monteiro. O casal separou-se em 2019 e, desde então, nenhum dos dois assumiu publicamente outro namoro.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Divulgação SIC e reprodução Instagram
Siga a Impala no Instagram