Jornalista da TVI atacado após defender acolhimento de refugiados
O caso do Afeganistão levou André Carvalho Ramos a defender o acolhimento de refugiados desse país em Portugal. O jornalista da TVI acabou por ser atacado por “pessoas xenófobas, islamofóbicas e completamente ignorantes”.
Atento ao que se passa no Afeganistão e à tomada de posse por parte dos Talibã, André Carvalho Ramos acabou por ser fortemente criticado por afirmar que Portugal deveria ajudar os refugiados e “abrir as portas” do nosso País para os receber. “Hoje, defendi publicamente o acolhimento de refugiados [do Afeganistão]. Já me chamaram de tudo. Só falta mandarem-me para o meu País ou um abaixo-assinado a pedir a minha deportação“, revelou o jornalista da TVI através da rede social Twitter.
A verdade é que as críticas não foram poucas. “Para irem trabalhar para uma empresa qualquer, a receber 200 euros e o resto é comparticipação do Estado, vá dar uma voltinha à Azambuja. Já agora, quanto é que o Estado vai receber por cada refugiado? Leve-os para sua casa!”, atirou um seguidor. Outro internauta comentou: “Depois emigram para o norte da Europa”. “Esqueceu-se de referir que recebem 150 euros por agregado familiar. Uma família que venha com dois filhos, por exemplo, recebe 600 euros/por mês. E não ficam em pensões” é mais uma das diversas reações à publicação de André Carvalho Ramos.
«É assustador»
Porém, o jornalista tornou a defender os refugiados. “Aos que dizem que os refugiados vêm para Portugal para ‘viver à conta’: acreditam mesmo que alguém arrisca a vida dos filhos no mar para viver num quarto partilhado numa pensão e receber €150/mês durante ano e meio?”, escreveu. Os comentários negativos persistiram. Perante o ataque xenófobo, André Carvalho Ramos fez um desabafo. “Ao falar de refugiados no Twitter percebo a quantidade de pessoas xenófobas, islamofóbicas e completamente ignorantes sobre este assunto. É assustador”, confessou o rosto informativo da estação de Queluz de Baixo.
Hoje defendi publicamente o acolhimento de refugiados. Já me chamaram de tudo. Só falta mandarem-me para o meu país ou um abaixo assinado a pedir a minha deportação
— André Carvalho Ramos (@acarvalhoramos) August 17, 2021
LEIA AINDA
Afeganistão. Mulheres tentam passar bebés pelo arame farpado [vídeo]
Mães têm passado os filhos por cima do arame farpado no aeroporto de Cabul, num apelo desesperado para que os militares britânicos os levem para um local seguro. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram