José Carlos Malato: «O meu pai cospe a medicação, é agressivo para quem o trata»
«O meu pai não come, não bebe, cospe a medicação, é agressivo para quem o trata, refila porque ‘isto nunca mais acaba’», desabafa Malato.
José Carlos Malato atravessa momentos difíceis. O apresentador da RTP, que em janeiro revelou publicamente que o pai estava a lutar contra o cancro, tem publicado nos últimos dias textos no Instagram onde, claramente, se percebe que o estado de saúde de António Malato piorou bastante.
«Pede, insistentemente, que lhe dêem ima injecção atrás da orelha»
«E para quem não embarca em metáforas, aqui a realidade», começa por dizer. «O meu pai não come, não bebe, cospe a medicação, é agressivo para quem o trata, refila porque ‘isto nunca mais acaba’ e pede, insistentemente, que lhe dêem uma injecção atrás da orelha – seja lá o que isso for! Quando chegar a minha hora, eu não quero isto para mim e espero que a lei me proteja deste sofrimento», conta.
Este desabafo foi, entretanto, apagado pelo apresentador.
LEIA AINDA: Pai de Malato não sai de casa desde o dia 1 de abril
Antes deste texto, Malato publicou outros dois sobre a morte e, também, sobre o direito à morte medicamente assistida.
«Imagine-se alguém, sentado num banco de uma estação, à espera de um comboio. Num dia de greve. O meu pai está assim. É tudo o que eu não quero para mim. Quero decidir sobre as minhas viagens. E quero que a lei me compreenda e esteja a meu favor», escreveu.
O apresentador escreveu ainda: «Já vi demasiadas pessoas à espera da morte. Que sofrimento inútil e dispensável! Espero que, quando chegar a minha vez, tenha discernimento, força, coragem e a lei do meu lado para decidir, eu próprio, ir ao encontro dela».
António Malato, 74 anos, foi diagnosticado com cancro em junho de 2017. Desde então, o pai do apresentador tem feito tratamentos na Fundação Champalimaud.
VEJA TAMBÉM: Malato passa aniversário em tratamentos com o pai
Fotos: Reprodução Instagram
Siga a Impala no Instagram