Como está o toureiro José Luís Gonçalves 9 anos após o acidente na TVI

Segundo a mulher, José Luís Gonçalves continua sem andar mas já come sozinho e fala “muito”, embora registe momentos de “bastante” apatia. Saiba tudo sobre o estado de saúde do toureiro.

Como está o toureiro José Luís Gonçalves 9 anos após o acidente na TVI

Corria o verão de 2013 quando José Luís Gonçalves sofreu um grave acidente no estúdio onde, horas depois, viria a decorrer a estreia do programa “Dança com as Estrelas“, com Cristina Ferreira a solo pela primeira vez no horário nobre da TVI. Naquele dia, o toureiro caiu das escadas do cenário, ficando em estado consideravelmente grave. Nove anos depois do sucedido, a mulher, Carla Gomes, conta à TV 7 Dias como está atualmente o marido.

Para ler depois
Ana Marta Contente “belíssima e sensual” em biquíni
Ana Marta Contente, que dá vida a Betinha na novela Festa é Festa, da TVI, publicou algumas imagens em que surge na barragem, em biquíni (… continue a ler aqui)

“Ele está bem melhor, graças a Deus. Não tem sido nada fácil, mas com os anos ele melhorou. A nível neurológico, melhorou bastante. A nível físico, melhorou, mas não como nós queríamos”, começa por dizer a companheira de José Luís Gonçalves, recordando que, aquando do acidente, o toureiro foi diagnosticado com um traumatismo craneo-encefálico “muito grave”, deixando-o “quase como em coma durante quase quatro anos”.

Mas como está atualmente José Luís Gonçalves? Internado na Unidade de Cuidados Continuados Maria José Nogueira Pinto, na Aldeia de Juzo, em Cascais, o toureiro “consegue comer normalmente”. “Consegue fazê-lo sozinho, mas gosta mais de ajuda…”, sorri a mulher. Em relação à parte motora, “não” anda. “Ele mexe-se. Só não consegue ficar de pé”, explica.

Por outro lado, José Luís Gonçalves “fala”. “Muito!”, sublinha Carla Gomes. “Fala muito”, por exemplo, da vida tauromáquica. “Se lhe perguntarmos como se toureia, ele explica na perfeição”, garante à TV 7 Dias. A mulher conta ainda que, apesar desta notória evolução, o marido tem “momentos em que vai para o seu mundo”. “Isso acontece, por exemplo, quando, se por algum motivo, fica mais débil de saúde. Mas, no geral, consegue comunicar e diz o que sente. Claro que não é como nós. Ele tem um discurso normal, mas tem os momentos dele, em que vai para o seu mundo”, concretiza. Fica apático? “Bastante. Fica mais ausente”, detalha.

Texto: Dúlio Silva;
Fotos: Arquivo Impala

Impala Instagram


RELACIONADOS