Juliana Paes Rendida à ilha da Madeira: “Já me sinto parte da família aqui”
A estrela brasileira esteve à conversa com a NOVA GENTE e contou qual é o segredo para manter a chama acesa do seu casamento de 16 anos. E revelou ainda como lida com as críticas nas redes sociais.
Com 22 anos de carreira na representação, Juliana Paes não poderia estar mais feliz. A atriz brasileira, que faz parte do elenco da série Pedaços de Mim, que se estreou agora na Netflix, e que os portugueses conhecem de várias novelas da Globo, conseguiu arranjar um “espacinho” na agenda para marcar presença no 40.º aniversário da marca Alberto Oculista, que ocorreu no Funchal, ilha da Madeira, no passado dia 16 de maio, e esteve à conversa com a NOVA GENTE.
Esta não é a primeira vez que a artista se desloca à ilha, na qual garante sentir-se “em casa”. “Sou muito bem recebida em Portugal, e na Madeira especialmente, já me sinto parte da família aqui. A forma como somos acolhidos é muito intensa, muito vibrante. No meu dia-a-dia, no Rio de Janeiro, as pessoas já estão acostumadas com a presença dos artistas, aqui sentimo-nos muito especiais”, confessou a estrela brasileira.
Para tal, contribui a distância geográfica, mas também a proximidade criada através dos media, o que leva a que “esta interação pessoal seja mais intensa”. “No Brasil mais distante as pessoas também têm essa reação de calor humano, mas Portugal é especial”, confessou Juliana. Recentemente, a atriz declarou que, a determinada altura, precisou de ajuda psicológica para lidar com o excesso de críticas nas redes sociais. Questionada sobre se esta cultura é mais forte no seu país, a atriz revelou: “Temos um público nas redes sociais que é muito intenso, e faz parte do jogo democrático as pessoas se expressarem da maneira que desejam. Às vezes de forma muito agressiva, mas noutras também são muito amáveis. Nós, que somos figuras públicas, e também erramos e cometemos gafes, estamos sujeitos a tudo isso, e temos de saber aceitar o que é bom e tolerar o que não é”.
Neste momento, diz que consegue lidar com as críticas de forma mais leve. “Não tenho a pretensão de agradar a toda a gente. Tento muito, mas se não calhar, sinto muito”, disse, acrescentando que não perde a esperança de que haja um maior entendimento entre as pessoas: “Vivemos num momento de polarização, que magoa muito as pessoas. Rezo para que consigamos chegar a um ponto em que o debate público fique mais saudável”. “Por vezes vejo que não se chega a nenhuma conclusão e não acontecem avanços. Acho que esta fase precisa de ser um caminho para chegarmos a debates mais sólidos e a soluções”, afirmou ainda.
“Uma relação longa é uma escolha diária”
A atriz está, neste momento, a promover a série Pedaços de Mim, da Netflix, que promete ser “muito dramática”. “São 17 episódios, e espero que seja um sucesso, porque foi muito especial, uma temática que envolve maternidade, abuso sexual, machismo, violência, temos material para um debate muito amplo.”
Na opinião da estrela, o seu papel enquanto atriz é muito claro: “Acho que o artista serve para provocar, e vive disso”. “Se a arte não provoca, não está a cumprir bem a sua missão. Temos de promover emoção, mas também reflexão. Eu, que sou uma cria das novelas, acho que temos de fazer com que as pessoas, sentadas nas suas salas, falem sobre o que aconteceu às personagens, e se questionem sobre o que fariam se estivessem no lugar delas. Esse debate dentro de casa acaba por se tornar um debate no bairro e na cidade”, sublinhou.
Com mais de duas décadas de carreira, a atriz acredita que conquistou o seu espaço. “Depois de muito trabalho, conquistei um lugar de pertencimento, não preciso de provar o meu valor todos os dias, só de vez em quando [risos].” Considera-se feliz no ramo profissional, mas também no seio familiar. “Existe uma serenidade, um desejo de fazer o que está ao meu alcance, sem grandes pretensões, mas sendo fiel às coisas em que acredito. Estou a cuidar mais da minha casa e das minhas crianças”, disse.
Casada há 16 anos com o empresário Carlos Eduardo Baptista, relacionamento do qual resultaram dois filhos, Pedro e Antônio, a atriz desvendou qual é o seu segredo para um casamento de longa data. “Estou casada há muito tempo e continuo muito apaixonada. É bonito e difícil ao mesmo tempo, porque uma relação longa é uma escolha diária, escolhemos todos os dias estar juntos, e há fases. Há fases más, fases maravilhosas, fases mais ou menos, mas acho que o fundamental nos relacionamentos longos e estáveis é o diálogo, é a boa conversa”, finalizou.
Texto: Luís Duarte Sousa; Fotos: D.R.
Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros
Siga a Impala no Instagram