Ljubomir Stanisic foi infetado por um vírus: «Os parasitas estão no meu corpo»
Ljubomir Stanisic revela que foi infetado por um vírus em África e que isso mudou a sua perspetiva face à alimentação.
Ljubomir Stanisic é conhecido como o chef mais destemido da televisão, mas, para comprovar a importância de uma alimentação saudável, revelou uma das suas grandes fragilidades. O dono do restaurante 100 Maneiras revelou que, há alguns anos, sofreu de uma «doença grave», provocada por um vírus que apanhou em África.
LEIA DEPOIS
Homem encontrado morto dentro de carro no centro de Lisboa
«Os parasitas estão instalados no meu corpo»
Tudo aconteceu no programa Fronteiras XXI, da RTP3. O chef foi um dos convidados para o debate com o tema «porque é que somos o que comemos?» e fez a revelação durante a conversa. Ljubomir começou por explicar que é adepto da sustentabilidade. Tudo por causa de ter apanhado o vírus Anisakis, que se encontra no peixe cru, e ter ficado doente. O chef contou que a alimentação saudável foi a única forma de conseguir estabilizar o organismo.
«Tive uma doença grave. Apanhei em África há muitos anos. E, atualmente, tenho Anisaquíase, que é uma doença a partir de peixe cru. Os parasitas estão instalados no meu corpo. E só consegui estabilizar a minha saúde e o meu organismo através da alimentação.»
O chef mais polémico da televisão, contou também que agora compreende as pessoas que optam por um regime vegetariano. Também ele teve de passar um ano sem ingerir proteína animal. «Antigamente um vegetariano eu expulsava do meu restaurante, atualmente é o cliente mais bem-vindo. Eu próprio, durante um ano, não podia comer proteínas animal», justificou.
A Anisaquíase é uma infeção causada por larvas de vermes do género Anisakis. A infeção é adquirida pela ingestão de peixe de água salgada cru ou mal cozido. As larvas escondem-se na mucosa do estômago e do intestino delgado causando desconforto.
Ljubomir alerta para a importância de uma alimentação saudável
Ljubomir Stanisic aproveitou para alertar os telespectadores que é necessário começarem a optar por uma alimentação mais saudável. «Temos noção de que estamos a comer cancro, porque morrem mais pessoas de alimentação do que do tabaco», afirmou. O chef explicou que parte da população portuguesa já tem atenção ao que coloca no prato, mas ainda existe uma grande percentagem que se «alimenta de lixo».
Por último, o protagonista do programa Pesadelo na Cozinha referiu ainda que uma refeição deve começar com «os alimentos quentes, depois os frios e, depois os quentes outra vez».
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para sábado, 27 de julho
Cláudio Ramos sobre a traição: «Aceito mais facilmente alguém que me trai fisicamente»
Texto: Mariana de Almeida| Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Impala no Instagram