Maria João Abreu e o apoio incondicional do filho: «Chegou a levar-me a casa bêbada»
O apoio dos filhos e a segunda oportunidade para amar ao lado de João Soares. Maria João Abreu abre o coração a Bárbara Guimarães no programa 24 Horas de Vida, da SIC.
Maria João Abreu é a primeira convidada de Bárbara Guimarães no novo programa da SIC 24 Horas de Vida. Este domingo, 8 de março, no dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a atriz, de 55 anos, abre o coração e revela que a Portugal o que é que faria se só tivesse 24 horas de vida.
Bárbara Guimarães convida Maria João Abreu para passarem 24 horas juntas, mas nunca diz à atriz o desafio que a esperava. Ao chegar a casa da ex-mulher de José Raposo, a apresentadora da SIC dá a notícia: «Só tens 24 horas de vida.»
Bárbara Guimarães convida Maria João Abreu para passarem 24 horas juntas, mas nunca diz à atriz o desafio que a esperava. Ao chegar a casa da ex-mulher de José Raposo, a apresentadora da SIC dá a notícia: «Só tens 24 horas de vida.»
Espantada, Maria João Abreu não hesitou e confessa que queria passar o dia com a família e os amigos mais próximos.
«O Miguel chegou a levar-me bêbada para casa e cuidou de mim»
Maria João Abreu encontrou-se com os filhos, Ricardo, de 27 anos, e Miguel, de 33, frutos do casamento já terminado da atriz com José Raposo.
Ricardo e Miguel confessam que a mãe «vive muito para a família» e, por vezes, «esquece-se dela própria». «A felicidade dela é a felicidade dos outros», revela Ricardo.
Miguel Raposo, o filho mais velho da atriz, foi um grande apoio para a mãe depois da separação com o pai, José Raposo. Maria João Abreu foi-se muito abaixo e confessa que o filho mais velho «a ajudou a sobreviver.»
«O Miguel nunca me desiludiu, esteve lá sempre, mesmo sem eu pedir. Ele previa, e durante um ano, o Miguel andou comigo ao colo, foi o pai do irmão. Esteve sempre comigo. Não houve uma única festa que não me incluísse. O Miguel chegou a levar-me bêbada para casa e cuidou de mim», admite.
«Chegava a dizer-lhe que não presto, que sou uma porcaria… e ele apoiou-me sempre. Ele ajudou-me a sobreviver», acrescenta. José Raposo também fez parte das últimas 24 horas de vida de Maria João Abreu. Apesar de estarem separados há vários anos, os atores continuam a dar-se bem e Maria João Abreu confessa que «vai amar para sempre» o pai dos seus filhos.
«Continuo a amá-lo e vou amá-lo para o resto da vida. Somos família e temos uma relação maravilhosa», disse.
José Raposo sorri e confirma a reciprocidade do sentimento. «Não tenho jeito nenhum, nunca sei o que dizer. Tens aqui duas rosas, uma para cada um dos nossos filhos que nos uniram para sempre», responde o marido de Sara Barradas.
«Deixei de jogar no euromilhões. Não se ganha duas vezes»
É na praia, à beira-mar, que Maria João Abreu encontra a sua serenidade. E é a olhar para o mar que a atriz decide passar «as últimas horas de vida.»
Maria João Abreu passa a noite numa casa de praia e é surpreendida, logo pela manhã, por João Soares, o marido da atriz.
«Custa-me muito dormir sem ele, adormeço bem ao lado dele, o toque da pele dele, o cheiro… Ele é o meu caminho. As nossas alianças dizem isso mesmo. Sempre e para sempre», conta a Bárbara Guimarães.
Maria João Abreu conta que conheceu o marido na praia, no Algarve, e que este a apoiou logo desde o primeiro dia.
«Tinha tido pesadelos, estava na praia a chorar e ele limpou-me as lágrimas. Quando voltei para Lisboa, não o tirava da cabeça. Trocávamos mensagens à distância. Conhecemo-nos dia 1 de agosto, dia 31 de agosto, às 5 da manhã, ele estava à minha porta. Estamos juntos desde então. Casámos na praia. Adormecemos todos os dias de mãos dadas há 11 anos», afirma.
«Ela sabe que eu a amo incondicionalmente. Sou o homem mais sortudo do mundo. Até deixei de jogar no euromilhões. Não se ganha duas vezes. Não conseguimos ter filhos, mas conseguimos ter netos», diz João Soares, referindo-se ao filhos de Ricardo, o filho mais novo da sua mulher
«E não me leves a mal, mas é um bocadinho melhor ser avô deles do que ser marido dela», acrescenta, entre risos.
A piada atrevida da mãe da atriz
Para terminar o dia, Maria João Abreu foi visitar os pais, Cândida e João, a Benavente. «Queria agradecer por tudo o que fizeram por mim!», atira a atriz.
«Eu não fiz mais do que a minha obrigação! Não vieste porque quiseste. Foi por meu prazer e pelo do teu pai!», disse Cândida, a mãe de atriz, em tom atrevido.
Maria João Abreu acaba as suas últimas 24 horas de vida com um sorriso no rosto e com o sentimento de missão cumprida, porque conseguiu estar com a família e fazer aquilo que a faz feliz. «Façam o favor de ser felizes», termina a atriz, utilizando a frase épica de António Feio.
«O Daniel Oliveira nunca desistiu de mim»
Este foi o primeiro programa de sete que fazem parte da primeira temporada de 24 Horas de Vida, o formato onde os convidados têm de fazer aquilo que fariam se só tivessem, tal como o nome indica, 24 horas de vida.
Bárbara Guimarães este na noite deste domingo, 8 de março, à conversa com a jornalista Clara de Sousa no Jornal das Oito, da SIC, e contou que está «maravilhada»com este novo projeto que marca o seu regresso televisivo, depois de ter estado afastada do pequeno ecrã durante quase dois anos, enquanto lutava contra um cancro da mama.
«Achei maravilhoso o convite [para apresentar o programa]. O Daniel Oliveira nunca desistiu de mim, o que também achei maravilhoso durante estes dois anos [luta contra o cancro]. Ele foi uma das primeiras pessoas a saber», confessou.
«Saio deste programa uma pessoa diferente»
«O Daniel perguntou-me se este formato tinha a ver comigo. Completamente! Não podia ser outro! Faz todo o sentido. Saio de dois anos daquilo que se sabe. Daqui a uns anos quero que se pare de falar disto porque uma pessoa quer seguir em frente. Por para trás das costas muitas coisas!», admitiu ainda a apresentadora, acrescentando que sente que é uma pessoa diferente desde que começou a gravar o novo formato da SIC.
«Saio deste programa uma pessoa diferente. Hoje uma amiga liga-me e digo: “Não tens noção do quão importante és na minha vida!”. É totalmente surpreendente, põe-nos a refletir», terminou.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: D.R
Siga a Impala no Instagram