Maria Odete Santos Antiga deputada do PCP morre aos 82 anos
Maria Odete Santos teve uma longa carreira na política ao serviço do Partido Comunista Português. Aliou à vida política uma das grandes paixões: o teatro.
Maria Odete Santos, que fez carreira como política, advogada e atriz, morreu nesta quarta-feira, 27 de dezembro, aos 82 anos.
Entre novembro de 1980 e abril de 2007, Odete Santos ocupou o cargo de deputada, destacando-se pelo seu papel proeminente na luta contra o aborto clandestino e em prol da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.
Do teatro à política
Além disso, conseguiu tempo para concretizar um dos grandes sonhos: fazer teatro. Maria Odete Santos interpretou adaptações de Gil Vicente e de Moliére no Teatro Amador de Setúbal e do Maria Vitória, em Lisboa.
“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista, Odete Santos foi uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na ação de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”, referiu o PCP em comunicado.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Arquivo Impala
Siga a Impala no Instagram