‘Miss Portugal’ Marina Machete vai ter projeto em televisão
Sem levantar muito o véu, a vencedora do concurso Miss Universo Portugal 2023 garante que vai começar o ano 2025 com o pé direito. Além de ter vontade de entrar num novo concurso de beleza internacional, as suas ambições passam também por um programa na caixinha mágica.
Se há palavra que define a personalidade de Marina Machete, de 29 anos, é resiliência. É por isso quase certo que a Miss Universo Portugal 2023 não desiste dos desafios a que se propõe até alcançá-los.
Encontrámos a modelo na apresentação da nova coleção do estilista Nuno Gama, que teve lugar no MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, e na ocasião Marina mostrou que não lhe faltam projetos.
“Fiz um editorial para uma revista feminina com fotos que foram muito diferenciadas. Fui buscar o meu lado de miss, mas ao mesmo tempo trouxe um lado mais fashion, mais arrojado. Honestamente, gostava de voltar a participar num concurso internacional. Sinto que se com duas semanas de preparação cheguei a um top cinco no Miss Universo, com três anos de preparação, quem sabe…
“O meu objetivo é ir a outro concurso internacional e conseguir a coroa. Ficar por um top cinco e representar o nosso país é sempre um gosto”, afirmou. “Ter a oportunidade, acima de tudo, de trabalhar com designers outra vez, fazer trajes para o concurso, para mostrar também um bocadinho da Moda portuguesa, é maravilhoso.
“Da próxima vez, gostava de fazer uma coisa um bocadinho mais vanguardista, talvez de inspiração um bocadinho religiosa”, propõe. Contudo, o grande projeto, que está neste momento guardado a sete-chaves, passa pelo pequeno ecrã. “O que mais tenho em mente é um projeto em televisão. Espero que o novo ano arranque com um projeto que já tem estado a ser falado há alguns meses. Mas ainda não posso adiantar nada porque falta a confirmação, falta o OK para as coisas avançarem”, explica.
Marina considera-se “católica praticante q.b.”. No entanto, garante ser uma pessoa muito espiritual. “Tenho a minha fé. Sou espiritual, acima de tudo. Gosto de preservar a minha energia e gosto de ter energia positiva à minha volta”, frisa, desvendando que tem um amuleto da sorte que a acompanhou no concurso Miss Universo 2023. “Tinha um amuleto que me tinha dado a minha avó, que já era da avó dela. Portanto, está na família pelo menos há um século. E esteve sempre comigo, dentro do meu vestido. Era uma forma de eu sentir também que tinha um bocadinho dela comigo no concurso.”
O desejo de Marina Machete de tornar-se mãe
Marina Machete mantém um namoro discreto e tenta preservar ao máximo a vida pessoal. Ainda assim, não deixa de revelar que está a passar uma ótima fase em termos sentimentais. “A minha vida é muito estável e ainda bem, porque estou a viver uma fase mais voltada para a família, uma fase mais de estar em casa, de partilhar momentos com aqueles que me são mais queridos. E a nível amoroso estou uma relação muito estável. Sinto-me feliz com a pessoa que sou.”
A família e o namorado, de resto, são “fundamentais no carinho e no apoio” que dão à modelo. Sobretudo quando os concursos a obrigam a sair de Portugal e da sua zona de conforto. “O apoio emocional é o mais importante porque estar fora do nosso país com tantas candidatas… uma pessoa acaba por sentir-se um bocadinho sozinha, longe da nossa tradição, das nossas pessoas. E não é possível falarmos tantas vezes quanto gostaríamos. Portanto, acima de tudo, tem sido muito positivo o apoio deles, da família e do meu namorado.”
Aos 29 anos, Marina Machete mostra vontade de ser mãe, consciente, no entanto, das limitações que o facto de ser transexual poderão trazer ao processo da maternidade. Recentemente, numa entrevista a Manuel Luís Goucha, a Miss Universo Portugal 2023 colocou em cima da mesa a hipótese de adotar uma criança ou recorrer a uma barriga de aluguer. “Desde os meus 22 anos que sinto esse lado maternal e quero ter uma família.
“É claro que é complicado, não é? É complicado o acesso a este tipo de recursos, especialmente a pessoas que não têm os meios para conseguir fazê-lo pelo privado. No meu caso, acho que se trata de encontrar o momento certo”, afirma. Segundo a modelo, há um momento para a carreira e um em que passará “a ter outro papel no mundo da Moda e no mundo dos concursos de beleza”. Nessa altura, posicionar-se-á “enquanto mãe”, podendo dedicar-se “a isso a 100%”. “É este o meu objetivo. Mas, por agora, estou um bocadinho mais focada na carreira.”
Texto: Andreia Valente;
Fotos: Mário Bernardo, Impala e D.R.
Siga a Impala no Instagram