Melânia Gomes abusada sexualmente por familiar: “Nunca ninguém fez nada”
Melânia Gomes revela que foi vítima de abuso sexual por um familiar quando tinha entre 5 e 7 anos. Contou à mãe, mas “ninguém fez nada”. Mais tarde, a atriz sofreu violência no namoro. As chocantes confissões da artista no Alta Definição.
Melânia Gomes foi a convidada deste sábado, 18 de março, do programa da SIC Alta Definição. Em entrevista a Daniel Oliveira, a atriz revelou que foi vítima de abusos sexuais, que ocorreram quando tinha entre 5 a 7 anos, durante umas férias em casa de um familiar.
Para ler depois
Chef Ljubomir conhece sentença após ser acusado de assédio sexual
Ficou provado que o Ljubomir Stanisic questionou Cândida Batista sobre se já tinha visto algum “rapaz giro” na competição. E em relação às “mamas perfeitas” da concorrente? (… continue a ler aqui)
A atriz e apresentadora do ‘Domingão’ não conseguiu conter as lágrimas ao recordar o episódio traumático. “Fui abusada por uma pessoa da minha família, numas férias, quando eu tinha 5, 6, 7 anos. Foi preciso bastante tempo, e a fazer psicoterapia, para enfrentar o que aconteceu”, começou por partilhar.
Melânia contou que o abusador só se aproximava dela quando estava sozinha. “Quando eu estava sozinha na casa de banho, ia dar-me banho e dizia que era para ver se eu me estava a lavar bem, quando eu estava a dormir… Foi estranho e gradual mas há uma intuição que te diz que não é normal e que não queres que aconteça”, afirmou emocionada. A atriz acabou por ligar para a mãe e pediu para ir embora de casa do familiar.
Melânia Gomes teve de conviver com o abusador após denunciá-lo à mãe
Melânia Gomes acabou por denunciar o familiar à mãe, mas nunca chegou a acontecer nada ao abusador. “Contei tudo quando cheguei a casa e estava à espera de uma reação. Mas a pessoa nunca foi confrontada e nunca ninguém fez nada por eu ser muito pequena e acharem que podia esquecer”, lamentou. E a artista foi ‘obrigada’, ao longo da sua vida, a encontrar-se novamente com o familiar que lhe ‘roubou’ a inocência. “Já morreu mas eu evitava-o ao máximo. Voltei a ver a pessoa, fugia dela e nunca mais estive sozinha com ela. Nunca o confrontei mas a pessoa também nunca me olhou nos olhos. Sempre que nos encontrávamo-nos era com mais pessoas à volta, num contexto social”, relatou.
A atriz deixou um alerto de que é importante denunciar os abusadores. “Eu sofri tudo sozinha. Eu pedi ajuda e ninguém me deu. Eu resolvi mas àquela pessoa não lhe aconteceu nada. E não sei a quantas mais pessoas ela não terá feito o mesmo. É importante falar, é importante denunciar e as coisas deviam ser mais facilitadas porque é preciso muita coragem para falar sobre isto”.
E, embora na altura do abuso fosse criança, a artista garante que ficou com o trauma e que acabou por ter consequências ao longo da sua vida, até a nível sexual. “Enquanto eu não tinha intimidade e não estava conectada com a pessoa tinha flashes [do abuso] e começava a chorar e a gritar e depois tinha de explicar à pessoa. E acabou por afetar a minha autoestima”, assumiu.
Mãe de Mafalda, de três anos, Melânia Gomes asumiu que não tem confiança para deixar a filha dormir fora de casa devido ao que lhe aconteceu na infância. “A minha filha nunca vai dormir fora de casa. Nunca. A minha filha conta-me tudo. Ninguém anda no banco de trás no meu carro com a minha filha. [Os abusadores] são sempre pessoas que tu confias e tu tens de proteger os teus filhos”, alertou.
Violência no namoro: “As relações sexuais eram forçadas”
Na partilha dura e emocionante com Daniel Oliveira, Melânia Gomes contou ainda que já chegou a ser agredida por dois namorados. “Eu tive um namoro abusivo em que houve violência. Mais tarde, voltei a ter um namoro assim e ao primeiro encontrão contra a parede saí porta fora e nunca mais voltei”, contou.
E quando estava a ser vítima de violência no namoro, a atriz voltou a recordar-se do abuso sexual na infância. “As relações sexuais eram forçadas e era como se o meu corpo tivesse uma memória de algo que não esqueceu”, recordou.
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: Reprodução SIC e redes sociais
Siga a Impala no Instagram