«Nenhum filho está preparado para saber que a mãe tem cancro»
Leia a entrevista de uma mãe que teve de contar aos filhos o drama do cancro.
Faltavam duas semanas para o Natal quando Isabel Duarte descobriu que tinha cancro da mama. Um verdadeiro murro no estômago com o ano de 2016 a terminar.
«Recebi um presente envenenado, como eu costumo dizer…», conta ao site Crescer aquela que foi totalmente surpreendida com o diagnóstico.
«Fui com a minha filha ao médico, porque tinha um caroço que andava a incomodá-la. Felizmente não era nada. Eu aproveitei também para marcar uma mamografia, por rotina.»
Isabel não estava à espera de receber uma notícia destas, a 15 de dezembro, no dia seguinte ao seu aniversário.
«Fui fazer o exame sozinha… e depois de saber chorei imenso nesse dia e nos seguintes, sempre sozinha, porque não queria que a minha família me visse em baixo», recorda. Apesar do choque inicial que provocou uma enorme tristeza, a sua força interior e esperança abafaram qualquer sentimento negativo. «Encaro a doença de frente. Gosto de celebrar a vida e sei que vou continuar a fazê-lo. Isto é uma luta e a vencedora vou ser eu!»
«Como vou contar aos meus filhos que tenho cancro?»
Para Isabel «não há forma de contar uma coisa destas aos filhos…» Decidiu reunir a família à mesa, no final de um almoço que não acabou como todos os outros. Os filhos – Tiago (34 anos), Pedro (28) e Maria (22) – não reagiram da melhor maneira, como já era de esperar. «Andei quatro dias a tentar encontrar uma forma para lhes contar. Quando lhes contei, vi o mundo desabar nos olhos deles. Foi um choque, choraram como nunca os vi chorar», começa por relatar um dos momentos mais emotivos da sua vida. «Quanto mais velhos são os filhos, mais difícil é receberem uma notícia destas. A palavra cancro ainda é como uma sentença de morte. E se não lhes contarmos e falarmos do assunto abertamente, acabam por saber por outras pessoas. Por isso tinha mesmo de lhes contar o quanto antes…»
Leia o testemunho de uma mãe que teve de contar aos filho o drama da luta contra o cancro no site da revista Crescer
Siga a Impala no Instagram