Nuno Santos é o novo Diretor-Geral da TVI

A administração da TVI nomeou Nuno Santos para o cargo de Diretor-Geral do canal, acumulando a chefia da Programação com a da Informação. O cargo não existia desde a saída de José Eduardo Moniz.

Nuno Santos é o novo Diretor-Geral da TVI

Nuno Santos é, a partir desta quinta-feira, 16 de julho, Diretor-Geral da TVI. A notícia foi avançada pelo canal de Queluz de Baixo, em comunicado, reforçando que o responsável «assumirá funções de imediato». Desta forma, o novo Dono Disto Tudo da TVI acumula a gestão da Programação com a da Informação, uma área que deixou de ser liderada por Sérgio Figueiredo há praticamente uma semana, na sequência da saída do jornalista do grupo Media Capital.

Pedro Pinto assumiu interinamente as funções até agora. As duas áreas da TVI não eram geridas pela mesma pessoa desde a saída de José Eduardo Moniz, em 2009. Nuno Santos mudou-se para Queluz de Baixo, em janeiro passado, para assumir a Direção de Programas. Vindo do Canal 11, da Federação Portuguesa de Futebol, o novo homem forte da TVI constituiu rapidamente a sua equipa, com Pedro Ribeiro e Hugo Andrade. Só Margarida Victória Pereira transitou da anterior liderança para a atual. «A nova estrutura da TVI será anunciada brevemente», anuncia o canal na missiva enviada às redações no decorrer desta tarde.

Ainda esta quinta-feira, foi também anunciada a saída de Luís Cabral do cargo de CEO do grupo Media Capital, lugar agora ocupado por Manuel Fernando de Macedo Alves Monteiro. Recorde-se que, em maio passado, o empresário Mário Ferreira comprou 30,22% da empresa dona da TVI, um negócio bem sucedido após o desaire da tentativa de aquisição da Media Capital pelo grupo Cofina, uma operação abortada em março deste ano.

Leia o comunicado na íntegra:

«O Conselho de Administração da TVI nomeou hoje Nuno Santos para o cargo de Diretor Geral da TVI, que assumirá funções de imediato. Nuno Santos, 52 anos, juntou-se ao Grupo Media Capital em janeiro do corrente ano. Profissional reputado e experiente, dirigiu a programação dos três principais canais e a Informação da RTP, tendo sido também o fundador e primeiro Diretor da SIC Notícias. Esta escolha, de acordo com o Conselho de Administração da TVI, ‘inscreve-se na transformação da Companhia que vem tendo lugar e numa visão integrada da atividade da TVI, com o objetivo de colocar o canal e toda a plataforma de conteúdos numa posição de ainda maior destaque no mercado dos media em Portugal’. Nuno Santos afirma estar ‘grato pela confiança’ e acrescenta: ‘Conto com todos para esta mudança exigente, sustentada numa organização moderna, ágil e focada no futuro. O conteúdo e as pessoas estão no centro da nossa atividade e teremos o arrojo e a inovação que os tempos pedem. A TVI tem uma inigualável ligação a Portugal e aos portugueses. Saberemos valorizar esse património’. A nova estrutura da TVI será anunciada brevemente. Conselho de Administração da TVI, 16 de julho de 2020»

 

Texto: Dúlio Silva e Raquel Costa; Fotografias: Arquivo Impala

 

Impala Instagram


RELACIONADOS