Oceana Basílio Assume: “Ainda gostava de voltar a ser mãe”
Aos 45 anos, Oceana Basílio, que tem uma filha com 19, revela que adora crianças e que tem vontade de voltar a ter um bebé nos braços. A “culpa” é das amigas que estão agora a passar por essa fase.
Oceana Basílio, que completou 45 anos em janeiro, está a viver uma fase serena. Em digressão pelo País com a peça ‘Maria Coroada’, e com o ninho mais vazio desde que a filha Francisca, atualmente com 19 anos, trocou Lisboa pelo Porto para estudar Inteligência Artificial e Ciência de Dados, a atriz tem sentido vontade de voltar a viver a maternidade.
“A minha relação com a Francisca é muito saudável, de muita partilha, de muita conversa, e isso é muito bom. Todos os seres humanos têm qualidades e defeitos, mas eu tenho muito orgulho na educação da minha filha. A Francisca tem o caráter dela, e a personalidade dela, mas é uma pessoa muito focada, tem objetivos, é uma pessoa muito altruísta. Ela já não é uma criança. E eu ainda gostava de voltar a ser mãe. Às vezes pondero um bocadinho. Gosto muito de crianças, as minhas amigas estão a ser mães agora, aos 40. Sou madrinha de várias crianças e há essa vontade”, confessou à NOVA GENTE durante uma conversa que decorreu na Mata dos Medos, na Costa de Caparica, onde várias personalidades foram desafiadas para plantar árvores e arbustos numa iniciativa conjunta entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a BlueRoom, empresa portuguesa dedicada ao fabrico de pranchas de surf.
“Já tinha plantado medronho no Algarve e mal surgiu este convite disse logo que sim. Adoro jardinagem. No verão, na zona dos meus avós, Cabanas de Tavira, apesar de ser uma zona de praia também tem campo e sempre fomos para o campo. O meu avô adorava plantar. Faz parte de mim. Em casa tenho muitas plantas”, contou.
Vida sentimental mais resguardada
Cada vez mais a atriz tem feito questão de manter a sua vida amorosa longe dos holofotes. No ano passado assumiu que tinha namorado, mas tem feito questão de resguardar a vida sentimental. “Quando decidi estudar teatro e ser atriz, sabia que a exposição vinha por acréscimo, mas é uma coisa com a qual fui aprendendo a lidar. Com os aspetos positivos e negativos. Cada vez faz-me mais sentido resguardar-me. Não tenho nada a esconder e gosto de falar sobre mim, mas gosto de preservar a minha parte íntima”, explicou.
Até março, Oceana Basílio irá continuar pelas salas de teatro portuguesas com Maria Coroada, a peça que esteve em cena no Teatro São João, no Porto, em novembro passado. Depois de tantos meses fora de Lisboa, a atriz confessou que tem saudades de casa. “Ao fim de quatro meses sinto saudades. Preciso do meu espaço. Essa é a parte que mais me custa. É giro estar em zonas diferentes, hotéis diferentes, conviver com pessoas diferentes, mas é quase como ir de férias. Sabe bem ir, mas depois há sempre uma saudade do nosso espaço, do nosso canto, das nossas coisas.”
Com novos projetos na calha para arrancarem depois da tournée, para já a atriz prefere não levantar o véu, e não revela se se trata de televisão ou teatro: “Ainda não posso dizer nada, mas vou ter coisas novas.”
Texto: Andreia valente; Fotos: Impala e redes sociais
Adira ao canal de Whatsapp da Nova Gente e saiba tudo primeiro que os outros
Siga a Impala no Instagram